Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 20, 2024

Cultura: o “país real” neste fim-de-semana

image002

Nelas: Mercado de Natal com o maior tronco feito em Portugal

Está já a decorrer, desde hoje, e até ao próximo dia 13 de Dezembro, o Mercado de Natal em Nelas, que irá apresentar o maior tronco de Natal feito em Portugal ao vivo. A produção deste bolo com cerca de 25 metros decorre no Domingo, pelas 16h30, e reverterá a favor da CPCJ de Nelas.

 

Seixal: Concertos de NatalCorosSeixal

Regressaram os Concertos de Natal ao concelho seixalense, em que várias formações se juntam para interpretar canções alusivas à quadra. Dia 12 de Dezembro, o Coro da Casa da Música de Fernão Ferro actua às 10h no Mercado Municipal de Fernão Ferro. Dia 13 de Dezembro, às 17h, é a vez do Coro Cantata Viva actuar na Igreja Beato Scalabrini, na Amora, com o organista Daniel Oliveira como convidado especial. Dia 19 de Dezembro, às 10h, actua no Mercado Municipal do Seixal o Grupo de Canto Feminino da Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha, e no mesmo dia mas às 15h30, o Cinema São Vicente recebe o Coro Flamma Vocis.

 

Cartaz PombalPombal: Eventos no fim-de-semana

Em Pombal, dia 12 de Dezembro, destaca-se a apresentação do livro “O Rapaz Que Nasceu Raro”, de Abel Almeida, que decorre às 16h na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal. Às 17h, o mágico João Soares actua pelas ruas da cidade de Pombal, e às 18h no Café Concerto, é lançada a reedição do livro “Os Sete Demónios “ de Madalena Martel. Às 21h15, João Carlos e Sofia Guedes dão um concerto de harpa e canto lírico nos Claustros dos Paços do Concelho. Dia 13, destaque para a apresentação, às 15h, do livro “A Chave de Pandora”, de Rúben Oliveira, no Mercado. Segue-se a actuação de tocadores de realejo de Sintra e às 21h30, os Black Mamba actuam no Teatro-Cine.

 

Porto: Silo Auto com mercados de Natal e concertosP1170454

O Sábado vai ser de grande animação no Silo Auto, no Porto. O parque de estacionamento vai ser palco de três iniciativas em simultâneo, todas com entrada livre. Durante a tarde, decorrerão os habituais mercados urbanos, o Flea Market Porto e o Mini Porto Belo, bem como o Jameson Urban Soul, um evento que incluirá vários concertos e DJ sets, entre as 14h e as 19h. Este último, que decorre no piso 7, terá como principal atracção o concerto de The Legendary Tigerman, pelas 15h.

 conviterita

Viseu: “Aos Olhos da Rita”

Vai ser apresentado, no próximo dia 12 de Dezembro, pelas 17h, no piso 0 do Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, o livro “Aos Olhos da Rita”, da Editora Guerra e Paz e do Clube do Livro da Sic. A apresentação contará com a participação da autora Rita Bulhosa, Ricardo Pereira e Teresa Conceição.

 porto

Porto: “O Projeto” de Lúcia Saldanha

A Casa-Museu Guerra Junqueiro, no Porto, recebe, a 12 de Dezembro, pelas 18h, a apresentação da obra de Lúcia Saldanha, “O projeto”. A apresentação do livro será feita pelo geógrafo Álvaro Domingues, seguida de um apontamento do arqueólogo João Pedro Cunha Ribeiro, sobre o propósito da dedicatória da autora.

 

livrosLisboa: Livros esquecidos para recordar

Continuam as conversas “Recordar os Esquecidos” na Livraria Almedina Atrium Saldanha. Desta vez, dia 12 de Dezembro, às 18 horas, os jornalistas Mário Rufino e Luís Ricardo Duarte vão fazer uma retrospectiva do ano de 2015 e dos livros que foram publicados, bem como as memórias de livros que leram e que partilham com o público presente. A entrada é livre.

 

Penela: Concerto

A Igreja de Santa Eufémia recebe, dia 12 de Dezembro pelas 16h, o concerto de vozes corais do grupo holandês “The Key Singing Foundation”, sob o tema “Em Viagem com Scarlatti”. O ensemble vai interpretar obras de Domenico Scarlatti, nomeadamente um Te Deum, obras da ópera “Tolomeo e Alessandro”, “Stabat Mater” e “Laetatus Sum”. Os “The Key2Singing Foundation”, dirigidos pela maestra Margot Kalse, foram fundados em 2010 na Holanda com o propósito de dar a conhecer ao grande público a arte do canto “no sentido mais lato do termo” organizando ainda ateliers especializados e master classes.

 

ImageGen (1)Porto: NOS Club na Casa da Música

A noite de 12 de Dezembro, na Casa da Música, está reservada para o NOS Club, que terá início, pelas 22h30, em vários espaços, com os concertos de Peter Kruder, DJFirmeza, Savanna, Chibazqui, KingLeer, Vicente Abreu, Álvaro Costa, Digitópia Collective e Dub Video Connection. Já pelas 23h, na Sala 2, sobem ao palco os We Trust e os X-Wife, ficando reservado para as 00h o concerto de De-Phaz z e Deau, na Sala Suggia. Os bilhetes variam entre os 5€ e os 12€.

 

Leiria: Rota culturalRotaCrimePadreAmaro

O livro “O Crime do Padre Amaro”, de Eça de Queirós, inspirou uma rota cultural que terá lugar dia 12 de Dezembro, às 15h. O ponto de partida é na Praça Rodrigues Lobo, a partir de onde se desenrola uma rota literária e histórica, que evoca este retrato ácido e crítico do “meio beato de Leiria” dos finais do séc. XIX. Os interessados poderão inscrever-se pelo telefone 244 839 549.

 

CentroOlgaCadaval2

Sintra: Concerto

Dia 12 de Dezembro o Centro Cultural Olga Cadaval recebe o concerto Histórias, de Miguel Gizzas e Ricardo Carriço. Os músicos vão apresentar as respectivas canções num concerto que prometem ser de partilha e cumplicidade com o público. Miguel Gizzas apresentará algumas canções do seu mais recente álbum, “Até Que O Mar Acalme”; por sua vez, Ricardo Carriço apresenta temas do seu álbum de estreia, “O Meu Mundo”, e canções do novo disco.

 

manoeloliveira

Porto: Encerramento do Ciclo de Manoel de Oliveira

É já este sábado, 12 de Dezembro, que tem lugar a sessão de encerramento da retrospectiva Manoel de Oliveira: Grande Plano – Toda a obra. Para tal, será exibida, pelas 22h, no Grande Auditório Manoel de Oliveira, o filme “O Gebo e a Sombra”, apresentado pelos actores Cláudia Cardinale e Luís Miguel Cintra. A entrada é gratuita sujeita a levantamento de bilhete (disponível apenas no próprio dia).

 

Penela Livro Concerto

Penela: Lançamento literário

Dia 13 de Dezembro às 15h30, é lançado no Salão Nobre do Município o livro “Vozes ao Alto: Cantar Em Coro em Portugal”, com coordenação de Maria do Rosário Pestana. Trata-se de uma colectânea de estudos sobre o orfeonismo e o desenvolvimento dos coros em Portugal no séc. XX e nos primeiros anos do séc. XXI, fruto da investigação de uma equipa multidisciplinar. De seguida, actua o Choral Polyphónico João Rodrigues de Deus e o Manuel Faria Ensemble, sob a direcção de Paulo Bernardino.

 

Montijo: Dois Cavalos em destaque2cv

A 13 de Dezembro, decorre uma exposição de cerca de 40 automóveis clássicos 2 Cavalos no Passeio do Cais, no Montijo. O Club 2CV Dyane de Portugal organiza a mostra, em que os cerca de 80 participantes irão visitar o Moinho da Maré, seguindo-se a clássica caravana onde desfilarão os históricos modelos, percorrendo várias ruas do Montijo. Este clube, fundado em 1982 por bicavalistas (fãs do Dois Cavalos) é o mais antigo dedicado a um único modelo existente em Portugal.

 

ParqueMonserrateParquesSintraSintra: Sentir Monserrate

Dia 13 de Dezembro, a iniciativa “Património em Gestos” propõe aos visitantes do Parque de Monserrate uma visita diferente, com recurso à linguagem gestual para melhor descobrir estes jardins, que albergam mais de 3 mil espécies de plantas vindas de várias partes do mundo. A visita inicia-se às 10h30. Segue-se “Sentir o Património”, também no Parque de Monserrate, em que o tacto, olfacto e a audição são os sentidos-chave para o visitante descobrir o espaço. As marcações podem ser feitas através do número 21923 7300.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -