Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Primeira semana do ano com eventos de Norte a Sul do país

serralvesPorto: Mostra de Helena Almeida em Serralves

Está ainda patente, até ao próximo dia 10 de Janeiro, a exposição dedicada à obra da artista portuguesa Helena Almeida, no Museu de Serralves. Esta mostra examina o trabalho de pintura, fotografia, vídeo e desenho desta artista ao longo de quase cinco décadas. A exposição viajará, depois, até ao Jeu de Paume, em Paris, e para o Wiels, Centre d’art contemporain de Bruxelas.

 

Setúbal: Masterclass de cinemaluisatodi

O cineasta e crítico de cinema Lauro António inicia, dia 4 de Janeiro, uma masterclass dedicada ao tema “A Actriz – Arte e Sedução”, com entrada livre, no Fórum Municipal Luísa Todi. Dia 4 de Janeiro às 21h é exibido o film noir “À Beira do Abismo”, de Howard Hawks com Lauren Bacall e Humphrey Bogart, e dia 11 é a vez de “E Deus Criou A Mulher”, com Brigitte Bardot, seguindo-se “Ouro de Nápoles” dia 18, com Sophia Loren no papel principal e “O Anjo Azul” dia 25, protagonizado por Marlene Dietrich. O crítico de cinema pretende apresentar ao público o contexto de cada filme exibido e explica também curiosidades e aspectos técnicos dos filmes.

 

pacosconcelhoOdivelas: Cantar as Janeiras

Dia 6 de Janeiro às 11h, dezenas de crianças do Pólo Cívico do Vale do Forno vão aos Paços do Concelho cantar as Janeiras ao Presidente da Câmara e ao Executivo Municipal.

 

Feira: Jorge da Rocha no primeiro café-concerto do anofeira

O músico e contrabaixista Jorge da Rocha é o primeiro convidado dos cafés-concertos promovidos pelo Cineteatro António Lamoso. Com início pelas 21h30, no foyer, o músico apresentará “These Are a Few of My Favourite Songs”, naquele que será o seu regresso a Portugal para uma pequena temporada. Num concerto intimista, Jorge da Rocha apresentará versões de músicas de artistas tão diferentes como Bob Marley, Bjork, Radiohead ou Amy Winehouse.

 

barrancos

Barrancos: Lançamento literário

Mário Fialho de Almeida apresenta, dia 8 de Janeiro às 18h na Casa das Associações em Barrancos, o seu mais recente livro, “Cadernos de Campo: Apontamentos Sobre Caça e Conservação da Natureza”. O lançamento da obra conta com as intervenções de João Mário Caldeira e António Eloy, que assinam, respectivamente, o prefácio e o posfácio da obra.

 

anadia

 

Anadia: Filarmónica das Beiras e André Sardet juntos em palco

A Orquestra Filarmónica das Beiras e o cantor André Sardet sobem ao palco do Cineteatro Anadia, no próximo dia 8 de Janeiro, a partir das 21h30, para o Concerto de Ano Novo promovido pela Câmara Municipal. Além das valsas, polcas e marchas de Strauss da Orquestra Filarmónica das Beiras, André Sardet dará uma nova cor a este concerto, num ano em que celebra duas décadas de carreira.

 

 

Comemoracao-Luisa-Todi-2Setúbal evoca Luísa Todi

Os 263 anos do nascimento da cantora lírica setubalense Luísa Todi serão assinalados com vários eventos na cidade. Dia 8 de Janeiro, actuará a soprano Ana Luísa Cardoso, acompanhada ao piano, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, sendo os bilhetes a dois euros. A dia 9 de Janeiro, às 10h, está prevista uma deposição de flores na glorieta erguida em honra da cantora lírica, num tributo conjunto da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi e a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão. No mesmo dia, às 21h30, decorre um concerto pelo Coro Feminino TuttiEncantus, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, sendo a entrada gratuita. Luísa Rosa de Aguiar nasceu a 9 de Janeiro de 1753 em Setúbal, estreou-se como actriz em Lisboa e casou aos 16 anos com o violinista italiano Francesco Saverio Todi, cujo apelido adoptou. É aclamada como a maior cantora lírica portuguesa de sempre, tendo actuado em Londres, Paris, Berlim, Turim, Varsóvia, Viena e São Petersburgo. Frequentou a corte de Catarina II da Rússia e de Frederico Guilherme II da Prússia. Faleceu em Lisboa a 1 de Outubro de 1833 com 80 anos de idade.

 

Braga: Cavalheiro apresenta “Mar Morto” braga

O Theatro Circo, em Braga, recebe, a 8 de Janeiro, pelas 22h, o mais recente trabalho de Cavalheiro, “Mar Morto”. Este novo projecto de José Pedro Vinagre engloba também João Coutada, Ricardo Cibrão e João Filipe e o álbum de estreia tem vindo a destacar-se nas listas dos melhores de 2015. A primeira parte do concerto ficará a cargo de Máquina del Amor. Os bilhetes custam 12 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Theatro Circo, nas lojas Fnac e nas estações CTT aderentes.

 

pombal

Pombal: Encontro de teatro amador

O Teatro Amador de Pombal apresenta, de 8 a 10 de Janeiro, o Encontro de Teatro 2016, no Teatro-Cine de Pombal, com peças de grupos de teatro amador, portugueses e não só. Dia 8 de Janeiro, às 21h30, sobem ao palco os Procénio (Brasil), para apresentarem a peça “Cordel”. Os portugueses da Ajidanha apresentam “Opus” dia 9 de Janeiro às 21h30. Os pombalenses TAP apresentam “As Viagens de Gulliver”, dia 10 de Janeiro às 16h.

 

Póvoa de Varzim: “Fronteiras em Desertos” no Cine-Teatro Garrettpovoa

A peça “Fronteiras em Desertos”, da Varazim Teatro, volta a subir ao palco do Cine-Teatro Garrett nos dias 8, 9 e 10 de Janeiro. Com interpretação de Joana Soares e Júlia Rodrigues e encenação de Eduardo Faria, este espectáculo é construído a partir da obra “O Sonho de África”, de Yolanda Dorado e conta também com música original e interpretada ao vivo por Paulo Lemos.

 

Marinha Grande: Concerto de Ano Novo

O Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta o Concerto de Ano Novo dia 9 de Janeiro às 16h, com a actuação de João Costa Ferreira, pianista e musicólogo, formado em Paris. O programa inclui obras de Fragoso, Beethoven e As Cinco Rapsódias Portuguesas de José Vianna da Motta.

 

Porto: Concerto das Naçõesporto

A Sala Suggia da Casa da Música recebe, a 9 de Janeiro, pelas 18h, o Concerto das Nações, pela Orquestra Barroca da Casa da Música. Sob direcção musical de Laurence Cummings, este espectáculo dá a conhecer um concerto para fagote, por José Rodrigues Gomes, de compositores como Bach, Corelli ou Händel, entre outros. Os bilhetes custam 15€, havendo a possibilidade de jantar e concerto por 31€.

 

albufeiraAlbufeira: Concerto de Reis

É já no próximo dia 9 de Janeiro que o Auditório Municipal de Albufeira recebe o concerto de Reis pela Orquestra Clássica do Sul. A iniciativa está agendada para as 16h e terá direcção do maestro Rui Pinheiro, apresentando um conjunto de peças que preenchem o imaginário da música erudita. A entrada é livre.

 

Santarém: Concertoportugalpequenitos

Os Irmãos Catita apresentam, no Teatro Sá da Bandeira, a 9 de Janeiro, pelas 21h30, o seu mais recente trabalho, “Portugal dos Pequenitos”. Apostando no humor irreverente, corrosivo e irónico, o grupo mostra o seu terceiro trabalho numa paródia ao nacional-cançonetismo e uma crítica social ao País.

 

bragaconcertoBraga: Homenagem ao maestro António Baptista

A sala principal do Theatro Circo vai ser palco, no próximo Sábado, dia 9 de Janeiro, pelas 21h30, de um concerto de homenagem ao maestro António Baptista. Esta é uma iniciativa de reconhecimento e tributo ao trabalho que o maestro desenvolveu como professor no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e na direcção artística da Orquestra de Câmara de Braga. A entrada é gratuita.

 

Maia: Uivo 5 no Fórum da Maiauivo

É também inaugurada no dia 9 de Janeiro, pelas 22h, a exposição Uivo 5 – Mostra de Ilustração, no Fórum da Maia. Esta exposição, que estará patente ao público até 30 de Janeiro, reúne um conjunto de trabalhos da nova “ilustração portuguesa”, composta por talentos de uma nova geração de ilustradores. A mostra, de entrada gratuita, pode ser visitada entre as 09h às 22h, de Terça a Sábado. Haverá também uma visita guiada, a 23 de Janeiro, às 16h, sujeita a marcação.

 

Print

Odivelas: Teatro infantil

O Centro Cultural Malaposta apresenta, até dia 31 de Janeiro, “Polyanna”, peça infantil de Eleanor H. Porter pelo Grupo de Teatro Infantil Animarte. Conta a história de Polyanna, uma órfã que se muda do campo para a cidade, onde vai viver com uma tia desconhecida, rica mas severa, e que vai cativando todos com a sua filosofia de vida: extrair algo de positivo até nas situações mais negativas. Às sextas às 21h, sábados às 16h e 20h e domingos às 16h.

 

Oliveira de Frades: “Pé Descalço” de Luís Miguel Silvaoliveirafrades

Também até 31 de Janeiro, estará patente no átrio da Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades, a exposição de fotografia “Pé Descalço”, de Luís Miguel Silva. O autor, motivado pela missões humanitárias, enfrentou o desafio de percorrer países como Marrocos, Sahara Ocidental, Mauritânia, Senegal ou Guiné-Bissau, apresentando agora um conjunto de imagens que focam, essencialmente, as crianças apoiadas pela “Missão Dulombi”, que o autor integrava.

 

PelaCostaForaOurém: Pintura de Bruno Gaspar

“Pela Costa Fora”, projecto do artista plástico Bruno Gaspar, está agora patente até dia 7 de Fevereiro na Galeria Municipal de Ourém. Trata-se de um conjunto de obras que traduzem a viagem marítima feita pelo artista, que viajou de Caminha até Vila Real de Santo António, passando também pelos arquipélagos dos Açores e Madeira, retratando a vida dos pescadores, as construções costeiras, e a gastronomia vinda do mar.

 

Oeiras: Centro de Arte Manuel de BritoKWY CAMB (2)

Termina a 20 de Março a exposição “Os Artistas do KWY”, mostra das obras do colectivo de artistas lusos radicados em França, no Centro de Arte Manuel de Brito, em Algés. Os KWY eram formados por Lourdes Castro, René Bertholo, João Vieira, José Escada, Costa Pinheiro, Gonçalo Duarte, pelo búlgaro Christo e o alemão Jan Voss, publicaram durante 12 edições uma revista com o mesmo nome, de fabrico caseiro e que marcaram o modernismo português.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -