Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Outubro 27, 2021

Ajude a manter o site Fotos Públicas no ar

Com mais de três milhões e meio de downloads, totalmente gratuito, nos últimos três anos, o Fotos Públicas não estará mais no ar a partir de julho, se não conseguir novos parceiros. Qualquer um pode fazer uma doação e contribuir para o site continuar disponibilizando este riquíssimo acervo de fotos, que ajuda o movimento sindical e popular a divulgar suas ações.

Fotos Públicas é um site idealizado por fotojornalistas, entre os quais, Jorge Araújo, Paulo Pinto, Cesar Itiberê, Ricardo Stuckert, Juca Varela, Hélio Campos Melo, e Fernanda Carvalho, que atuaram em veículos de comunicação da grande imprensa. Hoje em seu acervo, são mais de 1 milhão de imagens do Brasil e do mundo divididas e selecionadas por editorias que podem ser utilizadas de forma totalmente gratuita por todos que acessarem o site.

Jorge Araújo, fotógrafo que atuou na Folha de São Paulo é um dos responsáveis pelo portal e alerta que a página está com os dias contados e deve sair do ar no mês de julho, caso não consiga financiamento para mantê -lo. “Por mais que a utilização das fotos seja de forma totalmente gratuita, claro sempre citando a fonte, o site precisa de recursos financeiros para ser mantido no ar”, explica Araújo.

Araújo destaca que uma das características mais importantes do site é ter um viés totalmente jornalístico, sem qualquer ideologia política buscando imagens nas mais variadas fontes, desde assessorias de imprensa dos governos do País e do mundo, até entidades, assessorias privadas e fotógrafos que estão iniciando sua carreira e buscam um espaço democrático para mostrar seu trabalho. “Democratizamos o acesso a fotos e nos tornamos uma das principais referências para jornais, revistas, blogs, publicações e pesquisas diversas”.

Com uma forma mais simples e rápida de busca pelas imagens que já estão selecionadas e distribuídas no portal de acordo com a editoria, o site chegou a marca expressiva de mais 3 milhões e meio de downloads nos últimos três anos. “Ganhamos o mundo com visualizações e downloads em países como, EUA, Portugal, Argentina, Alemanha, Japão, Inglaterra, Espanha, Canadá, México, Paraguai, Austrália, Israel, Romênia, Azerbaidjão, Tunisa, Armênia, entre outros”, destaca.

Agora, explica Araújo, precisamos de ajuda para manter esta importante ferramenta de busca de imagens no ar, com as melhores fotos de uso gratuito. “No dia 23 de junho, com o término da parceria com uma grande empresa, que não será renovada, o site deve sair do ar e este acervo riquíssimo não estará mais disponível e não poderá ser utilizado para pautar as redações do Brasil e do Mundo”.

Para fazer sua doação


por Fábio Casseb | Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Rádio Peão Brasil / Tornado

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -