Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Setembro 17, 2021

As 8 formas que o seu Negócio vai beneficiar de utilizar uma VPN

Segundo dados da Interpol, o cibercrime tem evoluído, quase, mão-a-mão com o avanço tecnológico. Este advento digital mostra que o século XXI vive-se numa questão de tempo entre a implementação de novas medidas de segurança e a ameaça eminente de ataques e fugas de dados.

Como tal, são vários os nomes de gigantes da indústria que já foram afectados directamente por ataques feitos aos seus sistemas.

Recomendam-se medidas eficazes para lidar com este problema. Entre o cuidado com as palavras-passe, a atenção ao phishing e as estratégias de defesa por camadas, existe uma ferramenta quase chave-mestra para ajudar a combater os flagelos do mundo digital.

Falamos da VPN online. Abaixo, iremos tentar discriminar como é que este tipo de software pode impactar positivamente os seus sistemas e a sua empresa, verticalmente.

 

As 8 melhorias que a VPN promove

  1. VPN encoraja produtividade
    1. Se tem algum funcionário ou subordinado de qualquer espécie que esteja ciente do tipo de vulnerabilidades encontradas online, ele provavelmente estará reticente acerca de fazer login em redes públicas.
    2. Caso os seus funcionários viagem muito, você pode estar certo que não poderão trabalhar em algumas fases das suas deslocações. Paz de espírito é essencial à produtividade.
  2. Fará com que os seus clientes se sintam mais seguros
    1. Caso a sua empresa faça colecção de dados de clientes, utilizar uma VPN poderá calar muitas vozes nas suas cabeças. Muitos não saberão exactamente do que se trata, mas certamente irão beneficiar.
  3. São muito mais baratas do que poderia imaginar
    1. Hoje em dia, uma VPN custa cerca de 9€ por mês, o que tornou esta ferramenta acessível a imensas empresas. Não será fácil encontrar um salto na sua segurança por este preço, noutra opção.
  4. Reduzem o risco de fugas de dados e ataques informáticos
    1. Ser alvo de um hacker não é algo que acontece apenas aos outros, mesmo que apenas as maiores fugas de dados é que se vejam nas notícias. A Symantec reporta que entre 2014 e 2015 houve um aumento de 125% nas vulnerabilidades comuns.
  5. Deixam que “continue a navegar em Portugal” mesmo quando estiver fora, em viagem
    1. Se você ou os seus funcionários viajam bastante, então será de maior importância que mantenha o seu IP invisível.
    2. Alguns países irão tentar filtrar aquilo a que você consegue aceder, através do seu IP.
      1. Facebook não estará disponível na China, por exemplo.
    3. Alguns clientes estarão de pé atrás se reparam que o remetente do e-mail é proveniente de um país estrangeiro.
    4. Com uma VPN, será possível enviar e-mails, fazer posts e mais, representando fielmente o seu ‘quartel-general’.
  6. Irá assegurar a segurança dos seus dados
    1. Uma VPN melhora o tipo de segurança das suas sessões web, fazendo com que os seus dados sejam encriptados.
  7. Algumas VPNs conseguem detectar malware em ficheiros descarregados online
  8. Irá assegurar privacidade online
    1. Além deste ser um dos tópicos mais discutidos, hoje em dia, é uma discussão que pode ser amenizada por este software.

Manter a sua privacidade e a privacidade dos seus clientes

Este software supracitado surge num esforço de proteger as informações da sua empresa e salvaguardar a privacidade dos seus clientes.

Como tal, será importante lembrar que a VPN deve vir a par com uma série de medidas que o irão ajudar a proteger a sua privacidade.

Falamos de máximas como: usar encriptação no seu e-mail. Este processo ajuda a assegurar que os seus e-mails sejam lidos apenas pelas pessoas para quem você escreveu.

Este tipo de medidas serão relativamente fáceis de tomar e, como tal, verificará que hospitais, instituições financeiras e outras que tais, já estão a par com este tipo de sistemas.

Mas não só. Será também importante que existam cópias de segurança de todo o tipo de informação que seja considerada mais sensível e, para certificar a sua segurança, estabelecer uma conduta para que a mesma se verifique, aplicando-a com diligência.

Finalmente, não se esqueça de manter todos os seus sistemas e softwares actualizados e a sua equipa completamente informada e suficientemente instruída para saber verificar o funcionamento destes códigos, educando-os neste mesmo sentido.

 

Considerações

Acima de tudo, torna-se importante denotar que as desvantagens em usar uma VPN são virtualmente nulas.

Caso não contemos com a pequena maquia que gastará como despesa para manter este software actualizado, no seu computador, será difícil considerar alguma particularidade da VPN como um decréscimo no valor que pode ou não trazer à sua empresa.

Verdade seja dita, a VPN é simplesmente uma ferramenta para ajudar a manter em mente algumas das máximas que fazem parte do dia-a-dia de empresários que estejam interessados em proteger as suas informações e os dados dos seus clientes.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -