Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Auto-Retrato, Paul Gauguin

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Auto-Retrato”, de Paul Gauguin. Gauguin foi um importante pintor francês, representante da pintura pós-impressionista. As novas formas e as novas cores eram a busca incansável do pintor, que as levou ao limite, mesmo quando coloca uma auréola sobre a sua própria cabeça, vá lá saber-se porquê. Embora simbolize muito bem naquelas maças, a tentação sempre de aprofundar na tela as suas visões tão exuberantes na cor.

Informação adicional

Artista: Paul Gauguin
Dimensões: 79 cm x 51 cm
Criação: 1889
Materiais: Madeira, Tinta a óleo
Géneros: Retrato, Autorretrato

Paul Gauguin 1848-1903

Eugène-Henri-Paul Gauguin nasceu em Paris a 7 de Junho de 1848.  Viveu seus primeiros sete anos de sua vida, em Lima, no Peru, para onde seus pais se mudaram fugindo do império de Napoleão III.

Em 1855 voltou a França, tendo estudado em Orleans e em Paris. Aos 17 anos ingressou na Marinha Mercante, viajando por vários países, servindo até 1871. De volta à Paris, começa a trabalhar como corretor de valores e a pintar nas horas vagas.

Em 1883 começou a pintar com Pissarro em Osny. Nesse mesmo ano muda-se para Rouem e depois para Compenhague. Em 1885, volta a Paris e instala-se em Pont-Aven, na Bretanha.

Interessado pela arte oriental, foi morar no Taiti. Pintou “Jovens Taitianas com Flores de Manga” e “Duas Mulheres na Praia”.

Em setembro de 1901, mudou-se para a ilha Hiva Oa, uma das Ilhas Marquesas, onde veio a falecer.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -