Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Abril 22, 2024

Autor-retrato com boina, Claude Monet

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Autor-retrato com boina”, de Claude Monet. Pintor francês, o mais célebre entre os pintores impressionistas.

Obrigado MONET

Pintar de modo impressionista significa representar o que se vê com os próprios olhos, a realidade tal como surge perante o olhar do artista. O centro da atenção é a vida quotidiana (antes o lazer que o trabalho) do céu, do mar, das paisagens. O Impressionismo configurou um interesse especial pelos traços dinâmicos da realidade, na qual se podem observar alterações rápidas, transformações e movimentos, luzes e cores. Inclinavam-se os seus seguidores para os tons luminosos, realçando a forma como a aparência cromática de um objecto que muda consoante o contexto ou a iluminação. O Impressionismo descobriu uma impressão mais intensa e clara de uma cor quando se juntam na superfície do quadro manchas de outras cores puras, que se misturam nos olhos do observador. O que legitimava o seu trabalho era experimentar e desenvolver uma nova maneira de ver, pelo que, para os artistas, o tema escolhido não tinha verdadeira importância.

As telas dos criadores impressionistas, trabalhadores en “plein air”, revelam-nos ora uma luz claríssima e quase evanescente nos alvores da manhã, ou de forma solidificada, de uma fortaleza mais coerente com o adormecimento do dia, se define no reflexo dourado (veja-se a catedral de Rouen ao nascer do dia e na sua pujança solar) e cintilante do pico do sol. Tempo este sempre diferenciado, ele pode ostentar uma gama cromática reduzida com as tonalidades que podem vaguear entre o ocre e o azul ou o lilás, quando se aproxima o fim da festa universal na sua representação mais visível.

Resumidamente o combate é travado com a luz, com os jogos do fugidio, destruindo, desfiando, diluindo até mais não a composição de verticais e horizontais para a edificação da estrutura do quadro. A passagem da arte antropomórfica a uma visão extrictamente objectiva, é, grosso modo, a interpretação obrigatória de quase todo o Impressionismo. E nela, a omnipresença de uma figura inesgotável da História da Pintura de todos os tempos: CLAUDE MONET!

Informação adicional

Artista: Claude Monet
Título: Self-Portrait with a Beret
Criação: 1886
Local: Colecção Privada
GéneroAutorretrato
Período: Impressionismo


Nota da Edição

Claude Monet 1840–1926

Claude Monet foi uma figura-chave do movimento Impressionista que transformou a pintura francesa antes da segunda metade do século XIX.

Ao longo da sua carreira, Monet representou paisagens e actividades de lazer de Paris e arredores bem como da costa da Normandia.

Foi percursor do caminho para o modernismo do século XX desenvolvendo um estilo único que se esforçou por capturar na tela o acto de entender a natureza.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -