Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Agosto 15, 2022

Batalha do Vimeiro lembrada em recriação histórica

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Entre os dias 14 e 16 de Julho o Vimeiro, no concelho da Lourinhã, celebra a histórica Batalha de 1808, ponto central na segunda restauração da independência de Portugal, organizando uma Recriação Histórica & Mercado Oitocentista.Neste mercado oitocentista os visitantes serão assim convidados a viajar no tempo, podendo provar e comprar produtos gastronómicos característicos da época, assim como experimentar várias actividades e ofícios típicos do século XIX. Profissões como a olaria, a carpintaria ou a tecelagem de lã estarão representadas pelas mãos dos animadores do evento, a par de várias demonstrações de manobras militares e jogos de guerra do período napoleónico.

Programa

Dia 14 de Julho – Abertura do mercado oitocentista, desfile de época com os animadores do evento, visita do rei ao Vimeiro e banquete em sua honra, concerto da Orquestra Ligeira Monte Olivett e espectáculo de malabares de fogo.

Dia 15 de Julho – Peddy paper pelas ruas do Vimeiro, visita guiada encenada ao CIBV, demonstração de manobras militares livres, workshop sobre “Dançar em tempo de guerra”, concerto do Coro Municipal da Lourinhã e Recriação do Combate Nocturno da Batalha.

Dia 16 de julho – Cerimónia de homenagem aos mortos em combate, demonstração de manobras militares, Recriação Histórica da Batalha de Vimeiro e “Assalto à Igreja”, Jogos de Guerra do Período Napoleónico, workshop de pinturas de miniaturas napoleónicas e concerto dos grupos Manuk a ZaraGaitas.

Foto: DR

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -