Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Festival de música e desportos de ondas de 14 a 23 de Julho

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Santa Cruz Ocean SpiritEsperam-se cerca de 300 atletas de várias nacionalidades para a 11ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit, um festival de desportos de ondas e música, no areal da zona costeira do concelho de Torres Vedras, de 14 a 23 de Julho.

Durante 10 dias é montada a denominada “Aldeia Neptuno”, em plena praia, com piscina, lojas e bares. Bodyboard, surf, skimboard, kayaksurf, waveski, bodysurf, natação e stand up paddle, são as modalidades em competição durante o dia. À noite o palco fornece animação musical com bandas.

Este ano o evento é organizado pela primeira vez pela Câmara Municipal de Torres Vedras. “Reforçar o modelo de envolvência com a comunidade local, o comércio local e as associações da região é uma prioridade”, garantiu o presidente da Câmara, Carlos Bernardes. Outro dos objectivos é “voltar a colocar Santa Cruz no mapa, projectando o território como um referencial a nível nacional e internacional”, garantiu ainda o autarca.

“É um evento de desportos de ondas, é essa a essência do projecto inicial e à qual estamos a regressar. Queremos recuperar essa identidade do Ocean Spirit e daí também a parceria com a Associação Sealand, uma associação local”, avançou Laura Rodrigues, vice-presidente da Câmara.

A Associação Sealand terá assim a seu cargo a organização das provas. Entre as novidades desta edição do Santa Cruz Ocean Spirit está a prova europeia de bodyboard, o Santa Cruz European BB Pro, que contará com os melhores atletas europeus e mundiais, entre os dias 20 e 23 de Julho.

Destaque ainda para a realização de mais uma etapa do Internacional Open Kayaksurf e Waveski Ocean Spirit de 17 a 21 de Julho, prova integrada na Portugal CUP 2017 Kayaksurf e Waveski.Paralelamente às provas internacionais, decorre em Santa Cruz a segunda etapa do Campeonato Nacional destas duas especialidades.

O que também é uma tradição em Santa Cruz é a realização do Internacional de Skimboard. Atletas de todo o mundo rumam a Portugal para participar neste evento, que este ano decorre entre os dias 22 e 23 de Julho e que tem como principal novidade ser inserido no United Skim Tour. Para esta edição já há confirmação da presença de atletas de Espanha, França, Brasil, Estados Unidos e Portugal.

O Bodysurf volta a marcar presença no Santa Cruz Ocean Spirit, com uma etapa do Campeonato Nacional a 15 e 16 de Julho. O Stand Up Paddle (SUP) está também de volta a Santa Cruz, com uma prova de velocidade no dia 16, o Santa Cruz SUP Sprint. No dia seguinte há uma prova de natação em águas abertas.

Para além da vertente competitiva haverá espaço para as provas amadoras, como o SUP Group Ocean Spirit, que decorre ao longo de todos os dias do evento. O Santa Cruz Ocean Spirit não esquece também o desporto adaptado e por isso o dia 17 é reservado a iniciativas da SurfAddict. Dois dias depois é a vez de o evento acolher o projeto “Surf Salva”. A 18 de julho é a vez do tow out de bodyboard e surf.

Quanto à animação nocturna, este ano as grandes novidades são nomes como Virgul, Mastiksoul, Djodje, Badoxa, DJ Ride, Regula ou Jimmy P.

Santa Cruz volta a receber, pela segunda vez, o Vaivém Oceanário, com a vertente de educação ambiental, e que estará no Largo Jaime Batista da Costa.

FOTO: CM Torres Vedras

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -