Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Brasília recebe “Mensagem”

convite eletrocircnico_mensagem_zpsb0qdkxqoObra e vida de Fernando Pessoa homenageada em musical

O espetáculo musical “Mensagem de Fernando Pessoa”, de André Luiz Oliveira, leva até ao público brasileiro poemas musicados do livro “Mensagem”, do escritor português Fernando Pessoa, com interpretação do trio Os Bandarra, entre 23 de Outubro e 14 de Novembro, no Museu Correios, em Brasília.

Ao todo o ciclo de espectáculos conta com oito apresentações, duas por fim-de-semana, com quatro programas diferentes que irão contemplar a ordem do livro. Além de comemorar os 30 anos do projeto “Mensagem”, o espectáculo homenageia os 80 anos da morte de um dos maiores poetas portugueses do século 20.

Contando ainda com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Instituto Camões – que tem como política a cooperação portuguesa e o ensino e divulgação da língua e cultura lusas no estrangeiro –, o espectáculo “Mensagem de Fernando Pessoa” visa fortalecer a relação cultural entre Brasil e Portugal e a sua importância no cenário mundial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Idealizado pelo músico e cineasta brasileiro André Luiz Oliveira, que musicou todos os poemas do célebre livro de Fernando Pessoa, o projeto “Mensagem” teve início em 1985, com a gravação do primeiro disco, um LP com 12 faixas interpretadas pela fadista portuguesa Glória de Lourdes (radicada no Brasil) e pelos brasileiros Caetano Veloso, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Zé Ramalho, Elizeth Cardoso, Moraes Moreira, Gilberto Gil, Gal Costa, Belchior, Cida Moreyra e pelo próprio André, contando ainda com arranjos e direcção musical de Francis Hime.

Em 2003, dando continuidade ao projeto, foram gravados o CD e o DVD “Mensagem 2”, que contêm mais 13 músicas, interpretadas também por Milton Nascimento, Mônica Salmaso, Paula Rasec, Edson Cordeiro, Ná Ozzetti, Daniela Mercury, Zeca Baleiro e pelo cabo-verdiano Mario Lucio, que se juntaram aos repetentes Glória de Lourdes, Cida Moreyra, Gilberto Gil, Elba Ramalho e André Luiz Oliveira. No DVD participaram ainda professores e estudiosos da obra de Pessoa.

Em 2014, as gravações foram concluídas com a realização do CD e do DVD “Mensagem 3”, ainda não lançados, trazendo os 19 poemas restantes musicados, contando nomeadamente com a interpretação dos portugueses António Zambujo, Carlos do Carmo, Raquel Tavares, Dulce Pontes e Chullage.

Agora, os 44 poemas de Fernando Pessoa musicados por André Luiz Oliveira serão apresentados, com entrada gratuita, no Museu Correios, em Brasília, em quatro partes: a 23 e 24 de Outubro as seções 1 e 2 de “Brasão”, a 30 e 31 de Outubro as seções 3 a 5 de “Brasão”, a 6 e 7 de Novembro “Mar Português” e a 13 e 14 de Novembro “O encoberto”. As apresentações terão sempre lugar às 20h.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -