Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Julho 12, 2024

Marionetas ao Centro na Lousã – Festival decorre de amanhã até dia 30, por iniciativa da Companhia Marimbondo

cartaz-Marionetas-A comemorar 25 anos de vida, a Companhia Marimbondo vai promover na vila da Lousã, a partir de amanhã (sábado) e até ao próximo dia 30 a 5ª edição do Festival Marionetas ao Centro. Durante uma semana a bela vila da Lousã vai receber uma programação ecléctica à volta das marionetas, que inclui espectáculos, “workshops”, mas também animação musical.

O evento abre amanhã pelas 21H30 no Cine-Teatro da Lousã com “Prometeu”, um espectáculo pela Companhia Formas Animadas, de Vila do Conde. A acolhedora e histórica sala lousanense vai receber uma peça de teatro de sombras, que marra a epopeia de Prometeu, que roubou o Fogo para o dar à Humanidade. Encenada de forma inovadora, através de uma mesa de luz que projecta a acção numa tela, numa visão vanguardista da velha magia do “teatro de sombras”.

E o Cine-Teatro da Lousã é também o local de encerramento do festival, a 30 de Outubro, com a presença da companhia SA Marionetas, de Alcobaça. Com um espectáculo com forte carga musical, já que é baseado no álbum de Fausto, “Por Este Rio Acima”. Dois espectáculos, cujas receitas revertem a favor da organização Floresta Unida.

A semana do evento vai ser de intensa actividade, pois a organização considera como “objectivos primordiais do Festival a fomentação de projectos educativos e a fidelização e captação de públicos, de forma a que a cultura se afirme como medida estruturante do desenvolvimento local”. A presença do público escolar mais jovem é um alvo importante do evento, através de espectáculos, mas também de oficinas para os alunos do 1º e 2º ciclos. Assim, o espectáculo, para fantoches de luva, intitulado “O Lixo do Sr. Bartolomeu”, será apresentado pela companhia Era Uma Vez Marionetas, de Évora, e a oficina de Teatro de Sombras estará a cargo da companhia Dandruff, de Cascais.

Mas a festa começa já amanhã de manhã, pelas 11H, com a singular presença do DaCruz One Band Man – um homem-orquestra inspirado que promete muita animação junto do Mercado Municipal. Motivos mais do que suficientes para uma visita à charmosa e histórica vila da Lousã.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -