Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Setembro 23, 2021

CASA-CE volta a concorrer como coligação

Francisco Do Nascimento, em Luanda
Correspondente em Luanda, Angola

A CASA-CE (Convergência Ampla para a Salvação de Angola-Coligação Eleitoral), uma coligação de partidos políticos, entregou no último trimestre do ano passado, um documento ao tribunal constitucional, no qual pede a sua transformação em um único partido político.

Criada em Abril de 2012, concorreu nas eleições daquele ano, obtendo como resultado 6,00%, correspondendo a 8 deputados. A mesma é formada por quatro partidos, a saber: PADDA – Aliança Patriótica, o Partido Pacífico Angolano (PPA), o Partido Nacional de Salvação de Angola (PNSA) e o Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA).

A coligação,  que tem como presidente Abel Chivukuvuku, ex-dirigente da UNITA, pretendia concorrer às eleições gerais do corrente ano, como um único partido, o que obrigaria à extinção dos quatro partidos que a compõem.

Entretanto, o Tribunal Constituiconal indeferiu o pedido apresentado pela coligação, pelo facto de três dos partidos coligados recusarem a sua extinção .

Segundo o Tribunal Constituiconal, os partidos PADDA-AP, PPA e PNSA enviaram em Novembro, ao referido tribunal, quando o processo já estava em tramitação, cartas separadas recusando a extinção dos mesmos, facto que impossibilita a transformação da coligação em partido político.

Lindo Bernardo Tito, um dos vice-presidentes da CASA-CE, reconheceu o erro cometido pela coligação, e confirmou que tal como nas eleições passadas, a CASA irá concorrer novamente como coligação, estando em estudo medidas a serem tomadas para que a futuramente a Coligação se transforme finalmente em partido político.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -