Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Maio 3, 2024

Casa Manoel de Oliveira vendida por 1,58 milhões de euros

casamanoeloliveiraDepois de, no primeiro leilão, em 2014, não ter tido um único interessado, a Casa Manoel de Oliveira foi, finalmente, vendida em hasta pública por 1,58 milhões de euros. O edifício, desenhado pelo arquitecto Eduardo Souto Moura, foi comprado pelo empresário e coleccionador de arte africana Sindika Dokolo, casado com a empresária angolana Isabel dos Santos.

Num comunicado oficial, é referido ainda que o edifício foi adquirido pela Sociedade Supreme Treasure, constituída em Setembro de 2015, e irá albergar a nova sede da Fundação Sindika Dokolo para a Europa.

Idealizada há duas décadas para acolher o espólio do cineasta portuense, o imóvel, situado na Foz, no Porto, ficou pronto em 2003 mas nunca foi utilizado por Manoel de Oliveira. A casa tem 160 metros quadrados de área coberta distribuídos por uma cave, rés-do-chão e primeiro andar, e 1.800 metros quadrados de área descoberta. A segunda fracção tem também cave, entre-piso, rés-do-chão e mais dois pisos, com 98 metros quadrados de área coberta e 152 metros quadrados de área descoberta.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -