Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Julho 23, 2024

Ciência | Novos elementos na tabela periódica

Periodic table

A tabela periódica tem quatro novos elementos. Apesar de ainda não terem nome, sabe-se que vão completar a sétima fila da tabela que serve de referência à Química e que têm já as suas iniciais ou siglas: Uut, Uup, Uus e Uuo.

Segundo o site I Fucking Love Science os novos elementos ocupam o 113º, 115º, 117º e 118º lugar na referida tabela, respectivamente. Estes elementos foram descobertos por vários grupos de cientistas: o elemento 113 foi atribuído a um grupo do Instituto Riken, em Wako, no Japão. Por sua vez, o elemento 118 foi descoberto por um grupo de cientistas russos e norte-americanos pertencentes ao Instituto de Pesquisa Nuclear, em Dubna, e ao Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia. Os elementos 115 e 117 foram descobertos pelos mesmos grupos russo e norte-americano, com a ajuda de cientistas do Laboratório Nacional de Oak Ridge, no estado norte-americano do Tennessee.

Os elementos agora descobertos não ocorrem de forma natural e só podem ser produzidos em laboratório; eles são o resultado da colisão entre núcleos leves e o acompanhamento da decadência dos elementos super-pesados daí resultantes. Uma vez que estes elementos só existem por uma fracção de segundo, a sua descoberta foi difícil. Estas novas descobertas foram ratificadas a 30 de Dezembro de 2015 pela União Internacional de Química Pura e Aplicada; a partir de agora, os cientistas que as descobriram poderão decidir o nome das mesmas.

A equipa japonesa dá mostras de querer continuar: o cientista Kosuke Morita, que dirige a mesma, disse em declarações ao The Guardian que desejam “explorar o território inédito do elemento 119 e para além disso”.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -