Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Cinzas… na Covilhã

A Escola da Noite inicia esta semana a digressão de “Cinzas…”. A primeira apresentação “fora de portas” acontece a 9 de Março, sábado, no Auditório do Teatro das Beiras, na Covilhã.

Terminada a sua segunda temporada em Coimbra, o espectáculo “Cinzas…”, de Harold Pinter, com encenação de Rogério de Carvalho, inicia agora a sua digressão nacional, com uma primeira paragem no Auditório do Teatro das Beiras.

A peça é a mais recente criação d’A Escola da Noite e reúne quatro peças de Harold Pinter (1930-2008): “A Black and White” (1959), “Língua da Montanha” (1988), “A Nova Ordem Mundial” (1991) e “Cinza às Cinzas” (1996), que possibilitam uma visão panorâmica do universo do dramaturgo inglês, distinguido em 2005 com o Prémio Nobel da Literatura.

Nestas quatro peças o espectador é confrontado com diferentes situações de opressão e violência – refinada ou brutal; íntima, social ou de Estado; física ou psicológica. Sem referências explícitas a tempos e lugares, elas conduzem-nos a cenários de pobreza, de tortura, de humilhações, de desamparo dos mais fracos perante várias formas de agressão.

  • Em “A Black and White”, duas idosas abrigam-se da cidade grande na leitaria onde diariamente comem a sua sopa e entretêm-se a ver passar os autocarros;
  • Em “Língua da Montanha”, outras duas mulheres visitam os seus familiares numa prisão política onde são proibidas de falar a sua própria língua;
  • “A Nova Ordem Mundial” torna-nos testemunhas de um interrogatório cuja brutalidade radica exclusivamente nas palavras proferidas frente ao prisioneiro de olhos vendados;
  • “Cinza às Cinzas” convida-nos a entrar numa sala de estar onde um casal de meia idade em conversa doméstica nos desvenda memórias (reais ou imaginárias) de um horror inominável.

Dirigida por Rogério de Carvalho, o espectáculo conta com as interpretações de Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash e Sofia Lobo, espaço cénico de Ana Rosa Assunção, Jorge Ribeiro e Rogério de Carvalho, figurinos e adereços de Ana Rosa Assunção, desenho de luz de Jorge Ribeiro e sonoplastia de Rogério de Carvalho e Zé Diogo.

“Cinzas…”

  • O espectáculo é recomendado para maiores de 16 anos;
  • Covilhã, dia 9 de Março, sábado, às 21h30;
  • Bilhete custam entre 3 e 6 Euros;
  • Efectuar reserva através dos contactos 275 336 163 / [email protected].


Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 50%, em dois bilhetes para cada um destes nos espectáculos.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -