Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 27, 2024

CNE de Portugal e ICPS organizam 19º Simpósio Internacional sobre eleições

J.T. Matebian, em Timor-Leste
J.T. Matebian, em Timor-Leste
Correspondente em Timor-Leste.

O Presidente da Comissão Nacional de Eleições de Portugal convidou os Presidentes da CNE de Timor-Leste, da ROJAE-CPLP e de outros países para participarem no 19º Simpósio Internacional.

O Presidente da Comissão Nacional de Eleições de Portugal (CNE de Portugal), José Vítor Soreto de Barros, em parceria com o International Centre for Parliamentary Studies (ICPS), estão a realizar o 19º Simpósio Internacional sobre Assuntos Eleitorais e a Cerimónia de Entrega de Prémios.

A lista dos distintos convidados inclui todos os presidentes da Rede de Órgãos de Jurisdição e Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-ROJAE) e dignos responsáveis dos órgãos eleitorais de outros países, onde estão incluídos o Canadá, a Lituânia, o México, a Índia, o Quénia, os EUA, República Dominicana e a Suécia.

O 19º Simpósio Internacional teve início no dia 14 de Novembro, com as intervenções do Presidente do Parlamento de Portugal (Augusto Santos Silva), do Presidente da Comissão Nacional de Eleições de Portugal (José Vítor Soreto de Barros) e de Matt Gokhool (Chefe Executivo do International Centre for Parliamentary Studies – ICPS).

Nesse primeiro dia, sob moderação de João Almeida (membro da CNE de Portugal), houve intervenções de Joaquim Morgado (membro da CNE de Portugal), de Judge Lorenzo Paniagua (Comissão Eleitoral da República Dominicana) e de Thomas Hicks (Comissão Eleitoral dos EUA).

O antigo Director do Tribunal Eleitoral do Poder Judicial (México), Alberto Guevara,  também foi orador com o tema “The Observer & the Observed – Como o Ciclo Eleitoral” e moderou a Mesa Redonda “ O futuro do Voto: Identificação dos eleitores, biometria e votação electrónica”, onde foram oradores Greg Essensa (Director Eleitoral, Eleições Ontário), Giorgi Kalandarishvili (Presidente da Comissão Eleitoral de Georgia) e Denis Kacan (Chefe em Neurotecnologia).

Participantes do 19º Simpósio Internacional Eleitoral (Lisboa, Nov. 2023)

O dia de ontem foi encerrado com a prelecção de Wafula Chebukati, antigo Presidente da Comissão Eleitoral e de Fronteiras Independente do Quénia, com o tema “Eleições de 2022 no Quénia – Uma história de sucesso”.

De acordo com o Programa, o Simpósio encerrará com um painel de discussão que irá centrar-se nas estratégias e melhores práticas dos órgãos de administração eleitoral para identificar, abordar e combater a desinformação durante as campanhas eleitorais.

Os membros do painel previstos, Thomas Hicks (Comissário da Comissão de Assistência Eleitoral dos EUA), Ingrid Bicu (Perita em Desinformação sobre Género) e Anna Nyqvist (Diretora Executiva, Autoridade Eleitoral Sueca), irão partilhar as suas experiências, discutir o papel das várias partes interessadas e explorar potenciais soluções para salvaguardar o processo democrático.

 

Cerimónia de Entrega de Prémios

No último dia a Comissão Nacional de Eleições de Portugal (CNE de Portugal) e o International Centre for Parliamentary Studies (ICPS) procederão à entrega dos seguintes prémios:

  • Prémio Internacional de Envolvimento Institucional
  • Prémio Gestão de Conflitos Eleitorais
  • Prémio Acessibilidade para Todos
  • Prémio Votante pela Primeira Vez
  • Prémio Gestão de Eleições
  • Prémio Envolvimento dos Cidadãos
  • Prémio Ergonomia Eleitoral
  • Prémio de Mérito
  • Comissão Eleitoral do Ano

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -