Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Outubro 27, 2021

Colégio eleitoral confirma vitória de Joe Biden nos EUA

Historicamente, os delegados confirmam escolhido pelo voto popular. Este ano, falsas alegações de Trump sobre fraude atraíram atenção para o processo.

O colégio eleitoral confirmou a vitória da chapa de Joe Biden e Kamala Harris nas eleições para a presidência dos Estados Unidos. Ao longo desta segunda-feira (14), delegados se reuniram nas 50 capitais estaduais e em Washington D.C para dar seus votos. No início da noite, a CNN Internacional contabilizava 302 votos para Biden e 232 para Donald Trump.

Historicamente, os delegados confirmam a vitória do escolhido pelo voto popular. O processo, em geral, é tratado como mera formalidade. Este ano, no entanto, as alegações falsas de Trump de que houve fraude eleitoral atraíram a atenção para os votos dos delegados.

Trump viu fracassarem todas as suas tentativas de questionar judicialmente a eleição a nível estadual e, neste sábado (12), a Suprema Corte dos EUA rejeitou pedido do Texas e outros estados liderados por republicanos para reverter o resultado. Os juízes entenderam que os demandantes não conseguiram comprovar legitimidade para questionar o processo eleitoral em outros estados.

Com a confirmação de Biden no colégio eleitoral, já não restam opções a Donald Trump. Apesar disso, ele continua inflamando sua base pelo Twitter afirmando que houve fraude.


Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado


 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -