Uma das partes mais difíceis de se ser produtivo e bem sucedido resume-se a conseguir encontrar formas para se manter motivado.
Se você é alguém que facilmente se motiva e permanece assim, acredite que tem uma virtude que pode vir a ser a sua melhor ferramenta. No inverso, se luta permanentemente para encontrar motivação para a sua vida, tem aí o seu maior obstáculo.
Todos temos a nossa própria força motivadora, que varia de pessoa para pessoa e de situação para situação.
No entanto é importante tentar perceber qual é essa força: o que o motiva?
Percebendo isto, vai conseguir superar situações mais difíceis. É preciso uma motivação para se ter sucesso.
Qual é o seu motivo para querer continuar? Qual é a sua razão para continuar a trabalhar, mesmo quando os resultados não parecem visíveis? Qual é o seu grande objectivo?
Mantendo-se ciente destas respostas vai ser mais fácil ter a força e visão para se manter motivado , não importa o que possa aparecer.
Às vezes saber o que não quer é o suficiente para conseguir motivá-lo!
Se sente que luta para se manter motivado porque não está a ver as recompensas ou benefícios que devia ter, pode começar por se concentrar no que estaria a perder se desistisse. Fazer a si próprio uma pergunta: o que vai acontecer se não continuar?
A resposta pode ser aquele impulso que lhe faltava para empurrar as coisas e seguir em frente.
No dias de hoje é fácil conseguir ter o cérebro atolado de coisas, de tal maneira que o foco se vai perdendo sem que sequer se note. O problema é que, para além do foco, perdemos também a energia. Com o cérebro confuso e desorganizado, pode parecer quase impossível permanecer motivado. Contudo, se conseguir parar um momento para organizar os pensamentos, verá que facilmente surge alguma clareza.
Escrever pensamentos e ideias ajuda à clareza que precisamos para tomar as decisões certas e encontrar a motivação para continuar.
Isto acontece por uma razão: estamos a libertar o cérebro da pressão que sentíamos.
Organizar os pensamentos numa espécie de “lista organizada” é uma excelente maneira de descarregar, descontrair e recuperar o foco que precisamos. E de novo chegará a motivação.
É frequente sentirmos que não conseguimos obter os resultados que queremos, não por nossa culpa ou falha, falta de talento ou incompetência: simplesmente não estamos a fazer a abordagem correcta. Por isso, em vez de cairmos em nós da pior maneira, com manifestações de desânimo ou de intolerância, o melhor será tentar uma nova abordagem e chegar a um outro plano, completamente novo.
É fundamental estarmos preparados para mudar de curso. Isso não significa desistir, significa começar de novo. Fazer diferente, ter uma nova abordagem para o mesmo problema.
Às vezes, uma nova perspectiva é tudo o que é preciso para encontrar o sucesso e a energia renovada e motivação necessários para cumprir as metas estabelecidas.
Pode acontecer também encontrar um bloco, uma espécie de parede que faz perder a motivação. Aquela sensação que parece estarmos a remar contra a maré, com toda a força, mas há algo no caminho que não cede, não deixa passar.
Se achar que isso o está a deixar frustrado simplesmente porque está preocupado com o que os outros dizem ou pensam sobre si, deixe andar.
Sentimentos como este só vão deixá-lo cada vez mais preocupado e, claro, fora do foco.
Não se preocupe tanto com o que os outros possam dizer, sobre si ou sobre a situação em questão. Como dizem no Reino Unido: let it go! Deixe passar.
Não dar importância ao que não tem, vai ajudar a voltar àquele “lugar motivado” que queremos todos ser!