Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Junho 23, 2024

Como incorporar a fé na decoração de sua casa?

Há uns anos as casas com decoração religiosa eram muito comuns e, inclusivamente, alguns de nós cresceram nessas casas, sejam de pais ou de avós. Os crucifixos, os pequenos anjos ou as pequenas estátuas de Cristo eram muito comuns nessa decoração.

O ambiente religioso, no entanto, pode ser pesado para alguns. Se é o seu caso, mas quer incorporar um pouco da sua fé e dar uma nova vida à sua casa, não se preocupe: temos algumas dicas para si.

O que deve incorporar em sua casa?

1. Crucifixo

O crucifixo é um dos símbolos mais importantes do cristianismo e, regra geral, tem um lugar guardado em todas as casas, seja em decorações mais antigas ou mais modernas. Esta é uma peça essencial por ser um lembrete do que Cristo fez por cada um de nós.

Atualmente existem crucifixos de diferentes materiais, cores e estilos. Com uma pesquisa aprofundada, irá encontrar um que combine com a sua casa.

2. Um altar para oração

Um altar pode ser demasiado para algumas pessoas, mas se não for o seu caso, reserve um canto ou divisão de sua casa para tal. Existem opções simples que se incorporam perfeitamente na decoração da casa, como um simples crucifixo.

O altar é essencial para manter o foco durante a reza e para tornar o momento mais profundo. Se tiver crianças em casa, o altar é uma forma de manter uma “figura física” que irá criar a ponte entre o físico e o espiritual.

3. Arte sacra que combine com a sua casa

Quadros, figuras ou estátuas, entre outras formas de arte podem ser encontradas a preços acessíveis e vão fazer toda a diferença na sua decoração. Estas formas de arte podem, ainda, ajudá-lo a manter o foco durante a oração, caso não tenha um altar.

Compre quadros ou estátuas de santos, de Jesus, de Maria, de anjos ou outra figura da Bíblia. Outra hipótese é pendurar um desenho ou pintura dos mais novos, caso tenha filhos. Além de ser um momento que estes vão apreciar, também irá facilitar a oração dos mesmos.

4. Velas

As velas são muito associadas ao altar, mas este não tem de ser o único local com as mesmas. As velas abençoadas podem ser adicionadas a qualquer local decorativo da sua casa e pode acender as mesmas durante a oração.

Se não tiver possibilidade de comprar velas no momento, use as do seu casamento ou batismo, pois são duas opções que já receberam a bênção.

5. A Bíblia

A Bíblia é um símbolo importante! Esta pode ser inserida junto ao altar, por exemplo, ou pode deixar junto à sua cama para ler um pouco todas as noites. Caso tenha uma estante, coloque a Bíblia em destaque.

 

Tem um orçamento limitado? Não há problema!

A vontade de decorar é grande, mas o orçamento é limitado? Não há problema, existem formas de tornar a decoração da sua casa mais barata.

O primeiro passo para decorar dentro de um orçamento é fazer uma lista de tudo o que precisa para a nova decoração. Terminada, deixe-a durante uns dias e, quando voltar, verifique se ainda pretende comprar tudo o que se encontra na lista.

Reavaliada a lista, chegou o momento de compra. Se possível, compre nos saldos, pois muitas vezes consegue bons descontos. Mas caso não seja possível, experimente as lojas em segunda mão ou as lojas online.

As lojas online, geralmente, têm preços baixos pois não têm de gastar num espaço físico. Na Holyart, uma loja online dedicada à arte sacra, pode encontrar centenas de produtos a preços baixos e promoções diariamente. Uma cruz da Sagrada Família, por exemplo, custa 1,79€ na loja.

Outra opção para poupar nas decorações é fazê-las você mesmo. Existem milhares de tutoriais disponíveis na internet! Fazer uma pesquisa no Youtube é o suficiente para encontrar os tutoriais que necessita.

Embora seja necessário algum investimento para ter o equilíbrio perfeito na nova decoração religiosa, pode poupar alguns euros com estas dicas.

Por último, lembre-se que a decoração da sua casa é um processo que irá levar algum tempo, pois cada peça tem de combinar perfeitamente com todo o ambiente. Encontre exemplos de decoração religiosa e inspire-se.


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -