Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 18, 2024

Como se vive (vivia) numa aldeia saloia?

Pois é. Tentador, não?

Imaginar como seria viver numa aldeia saloia há alguns anos atrás. Pode ser difícil ou, até mesmo, fácil. Tudo depende da pessoa que está a fazer o exercício imaginativo. Pode também depender da experiência campestre ou urbana do individuo em causa.  Dos gostos, das idades… Sim, quero crer que a idade pode ser mesmo um dos factores fundamentais.

Quem é adulto sabe, em princípio, e sem querer associar um qualquer esteriótipo, sabe como se vive num espaço rural. Sabe distinguir as ervas boas das menos boas, e quais se podem utilizar na alimentação. Sabe em que altura do ano se deve semear ou colher batatas. Sabe o que dar de comer, e quais as quantidades, aos animais que privam no dia-a-dia de uma aldeia saloia, agora ou num passado algures perdido no tempo.

Já os mais novos, ou que nunca tiveram a possibilidade de viver numa aldeia, podem ter mais dificuldade em saber como se vive em tal ambiente. Saber o bom que é ir buscar o pão saloio (o saloio original) à porta do forno a lenha, já com a manteiga pronta para entrar em acção. O cheiro do chouriço a enfeitiçar e entrar, sem pedir permissão, pelo nariz acima.

Quintinha de Monserrate “É uma Quintinha Saloia com certeza”

Dar a conhecer as tarefas do quotidiano saloio, de forma a manter viva a tradição, é o que propõe a Parques de Sintra na nova actividade: “É uma Quintinha Saloia com certeza”. A estreia é a 29 de Janeiro, às 14h30, na Quintinha de Monserrate, em plena Serra de Sintra.

É num ambiente rural do século XIX que decorre a acção. Os monitores estão vestidos à época como verdadeiros saloios e os participantes terão a oportunidade de aprender a fazer pão de modo tradicional. Executar diversas tarefas do dia-a-dia numa quinta, como recolher ovos no galinheiro, dar cenouras aos animais do cercado, ou passar pelo pomar e pela horta para conhecer os frutos e vegetais da época. Assim como, aprender, na zona das aromáticas, a reconhecer as plantas dos chás e dos temperos com a ajuda do nariz.

E sem antecipar o final da actividade (ehehe) a tarde não termina sem saborear o pão quentinho.

Informação adicional

Destinatários: recomendado para famílias com crianças dos 4 aos 10 anos
Duração: 2h
Tarifário: €8/participante
Requer inscrição prévia: [email protected]; +351 21 923 73 00
Website: É uma quintinha saloia com certeza

(a realização da actividade depende de um número mínimo de participantes)

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -