Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Companhias de sucesso pensam como designers

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

As empresas mais bem sucedidas do mundo foram além da venda de “coisas” que simplesmente “funcionam”. Elas oferecem “experiências”. Mais do que nunca, as empresas estão a concentrar-se na inovação centrada no ser humano, que une a perspicácia nos negócios, as soluções de engenharia e o processo de design. Pensar como um designer muda a forma como as organizações desenvolvem produtos, serviços, processos e estratégia. O design thinking, como é conhecido, pergunta primeiro o que é desejável aos seres humanos. Depois, para ter sucesso, devemos também considerar o que é tecnologicamente e contextualmente factível, bem como economicamente viável.

Engenheiros e empreendedores podem usar múltiplos passos do processo criativo de solução de problemas e ferramentas de design para serem mais bem-sucedidos. Existem modelos bem conhecidos para a solução criativa de problemas.

Modelo de sete passos de Alex Osborne para o pensamento criativo

  1. Orientação: apontar o problema
  2. Preparação: colectar dados
  3. Análise: desmontar o problema
  4. Ideação: criar pilha de alternativas (brainstorm)
  5. Incubação: avaliar ideias
  6. Síntese: criar a partir das peças reunidas
  7. Avaliação: Avaliar os resultados

 

Modelo Universal de Viajantes de Kohberg e Bagnall

  1. Aceite a situação: como um desafio
  2. Analise: pesquisar o problema
  3. Defina: identificar os principais problemas e metas
  4. Idealize: gerar opções
  5. Seleccione: escolher entre as opções
  6. Implemente: dar forma à ideia
  7. Avalie: reavaliar e planear novamente

Design thinking

O design thinking utiliza actividades criativas para fomentar a colaboração e resolver problemas de maneira centrada no ser humano: sempre conversando e pensando no utilizador, cliente ou experimentador. É importante permanecer aberto e curioso. As pessoas são incentivadas a sonhar e questionar, experimentando e testando, “fracassando” com rapidez e frequência. Pensadores de Design procuram desenvolver empatia, jogo, processo iterativo, criatividade e ambiguidade.

Uma empresa que deixou sua marca usando o design thinking é a IDEO. O fundador da IDEO, David Kelley, disse que a chave para esse sucesso é um tipo de “confiança criativa” – uma crença de que todos são criativos e que a criatividade não é a capacidade de desenhar ou compor ou esculpir, mas uma maneira de entender o mundo. A IDEO tem criativos multidisciplinares que se engajam em sprints de design para criar rapidamente protótipos e obter comentários e iterações dos clientes. Os membros da equipa têm experiência em design industrial, arquitectura ambiental, design gráfico e engenharia; bem como pessoas de direito, psicologia, antropologia e outros campos centrados nas pessoas. Isso seria diferente de investir muito para desenvolver um novo produto, comercializá-lo e esperar o melhor.

Mais empresas estão a priorizar as necessidades humanas e ouvir as vozes humanas no caminho para projectar a inovação. Mais empresas estão a dar ênfase a equipes colaborativas, empatia e aprendizagem por meio de exploração e experimentação rápidas. A imersão profunda com as partes interessadas, a prototipagem rápida e a narração de histórias, podem ser aplicadas de maneira superficial, sem conhecimento do contexto e dos insights. É importante não permitir que os processos e ferramentas esmaguem a criatividade. Trazer recursos externos construtivos e inspiração pode ser de grande ajuda.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -