• Início
  • Política
  • Opinião
  • Internacional
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura

pub

Diário Alternativo

Director João de Sousa

Diário Alternativo | Director João de Sousa

  • Política
    • Opinião
      • Cartas dos Leitores
    • Crónica
    • Discurso Directo
  • Internacional
    • Geopolítica
    • Direitos Humanos
    • Europa
    • Lusofonia
  • Economia
    • Análise
    • Energias
    • Empresas
    • Media
    • Crítica TV
  • Sociedade
    • Ambiente
    • Ciência
    • Educação
    • Saúde
    • Religião
    • Justiça
    • Regiões
    • Tecnologia
      • Jogos
    • Estilos
      • Humor
      • Visual
      • Viagens
      • Motores
  • Cultura
    • Agenda Cultural
    • Grandes Pensadores
    • Artes
    • Cinema
    • Música
    • Livros
    • Ensaio
    • Contos
    • Poesia
    • Palavras Soltas
  • Especiais
    • Lei de Bases da Saúde
    • Empreendedorismo
    • Eutanásia
    • 200 anos Karl Marx
HomeEconomiaEmpresasCompanhias de sucesso pensam como designers

Companhias de sucesso pensam como designers

As empresas mais bem sucedidas do mundo foram além da venda de “coisas” que simplesmente “funcionam”. Elas oferecem “experiências”.

  • 12 Junho, 2019
  • Nélson Abreu, em Los Angeles
  • Posted in Empresas
  • 10

pub

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

Mais do que nunca, as empresas estão a concentrar-se na inovação centrada no ser humano, que une a perspicácia nos negócios, as soluções de engenharia e o processo de design. Pensar como um designer muda a forma como as organizações desenvolvem produtos, serviços, processos e estratégia. O design thinking, como é conhecido, pergunta primeiro o que é desejável aos seres humanos. Depois, para ter sucesso, devemos também considerar o que é tecnologicamente e contextualmente factível, bem como economicamente viável.

Engenheiros e empreendedores podem usar múltiplos passos do processo criativo de solução de problemas e ferramentas de design para serem mais bem-sucedidos. Existem modelos bem conhecidos para a solução criativa de problemas.

Modelo de sete passos de Alex Osborne para o pensamento criativo

  1. Orientação: apontar o problema
  2. Preparação: colectar dados
  3. Análise: desmontar o problema
  4. Ideação: criar pilha de alternativas (brainstorm)
  5. Incubação: avaliar ideias
  6. Síntese: criar a partir das peças reunidas
  7. Avaliação: Avaliar os resultados

 

Modelo Universal de Viajantes de Kohberg e Bagnall

  1. Aceite a situação: como um desafio
  2. Analise: pesquisar o problema
  3. Defina: identificar os principais problemas e metas
  4. Idealize: gerar opções
  5. Seleccione: escolher entre as opções
  6. Implemente: dar forma à ideia
  7. Avalie: reavaliar e planear novamente

Design thinking

O design thinking utiliza actividades criativas para fomentar a colaboração e resolver problemas de maneira centrada no ser humano: sempre conversando e pensando no utilizador, cliente ou experimentador. É importante permanecer aberto e curioso. As pessoas são incentivadas a sonhar e questionar, experimentando e testando, “fracassando” com rapidez e frequência. Pensadores de Design procuram desenvolver empatia, jogo, processo iterativo, criatividade e ambiguidade.

Uma empresa que deixou sua marca usando o design thinking é a IDEO. O fundador da IDEO, David Kelley, disse que a chave para esse sucesso é um tipo de “confiança criativa” – uma crença de que todos são criativos e que a criatividade não é a capacidade de desenhar ou compor ou esculpir, mas uma maneira de entender o mundo. A IDEO tem criativos multidisciplinares que se engajam em sprints de design para criar rapidamente protótipos e obter comentários e iterações dos clientes. Os membros da equipa têm experiência em design industrial, arquitectura ambiental, design gráfico e engenharia; bem como pessoas de direito, psicologia, antropologia e outros campos centrados nas pessoas. Isso seria diferente de investir muito para desenvolver um novo produto, comercializá-lo e esperar o melhor.

Mais empresas estão a priorizar as necessidades humanas e ouvir as vozes humanas no caminho para projectar a inovação. Mais empresas estão a dar ênfase a equipes colaborativas, empatia e aprendizagem por meio de exploração e experimentação rápidas. A imersão profunda com as partes interessadas, a prototipagem rápida e a narração de histórias, podem ser aplicadas de maneira superficial, sem conhecimento do contexto e dos insights. É importante não permitir que os processos e ferramentas esmaguem a criatividade. Trazer recursos externos construtivos e inspiração pode ser de grande ajuda.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Related Posts

comments
Empresas

O que é o Processo de Decisão de Compra?

Ver mais

comments
Empresas

Evolução dos maiores construtores de automóveis (1999-2019)

Ver mais

comments
Empresas

Flexibilização do trabalho é ruim para todos e perversa para mulheres

Ver mais

Share this

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

About author

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles

Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

Related Posts

comments
Empresas

O que é o Processo de Decisão de Compra?

Ver mais

comments
Empresas

Evolução dos maiores construtores de automóveis (1999-2019)

Ver mais

comments
Empresas

Flexibilização do trabalho é ruim para todos e perversa para mulheres

Ver mais

comments
Empresas

As 8 formas que o seu Negócio vai beneficiar de utilizar uma VPN

Ver mais

Tags

  • Design Thinking
  • Empresas
  • Gestores

Do not miss

comments
Empresas

O que é o Processo de Decisão de Compra?

Ver mais

Jornalismo Livre

Apoie esta ideia

banner Donativo por multibanco ao Jornal Tornado

Newsletter

pub

Breves

João Ferreira na Marinha Grande

Ver mais

  • 18 Janeiro, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in AgendaBreves

Festival exibe filmes franceses online totalmente ...

Ver mais

  • 17 Janeiro, 2021
  • Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo
  • Posted in BrevesCinema

Manaus… sem oxigênio

Ver mais

  • 17 Janeiro, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in BrevesCartoon

Da geopolítica russa

Ver mais

  • 14 Janeiro, 2021
  • IntelNomics
  • Posted in BrevesGeopolítica

Newsletter

Receba regularmente a nossa newsletter

  • Contribua para uma Imprensa Plural e Independente
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Política de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que esteja de acordo, mas pode optar por não participar, se desejar. Ler mais

Aceitar Recusar Configuração dos Cookie
I consent to the use of following cookies:
Cookie Declaration About Cookies
Necessary (0) Marketing (0) Analytics (0) Preferences (0) Unclassified (0)
Necessary cookies help make a website usable by enabling basic functions like page navigation and access to secure areas of the website. The website cannot function properly without these cookies.
We do not use cookies of this type.
Marketing cookies are used to track visitors across websites. The intention is to display ads that are relevant and engaging for the individual user and thereby more valuable for publishers and third party advertisers.
We do not use cookies of this type.
Analytics cookies help website owners to understand how visitors interact with websites by collecting and reporting information anonymously.
We do not use cookies of this type.
Preference cookies enable a website to remember information that changes the way the website behaves or looks, like your preferred language or the region that you are in.
We do not use cookies of this type.
Unclassified cookies are cookies that we are in the process of classifying, together with the providers of individual cookies.
We do not use cookies of this type.
Cookies são pequenos arquivos de texto que podem ser usados pelos sites para tornar a experiência do utilizador mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se eles forem estritamente necessários para a operação deste site. Para todos os outros tipos de cookies, precisamos da sua permissão. Este site utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas.
Cookie Settings
Subscrever Newsletter Tornado

Para começar a receber as nossas notícias, basta preencher o seguinte formulário.

Até já!

Depois de subscrever a Newsletter irá receber um email para confirmar a sua subscrição.

Os Limites da Terra. Reserve já!

Formulário

    Indique o seu nome (obrigatório)

    Indique o seu email (obrigatório)

    Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

    Número de exemplares que pretende

    Observações

    Fernando Pessoa Contra o Homem Aranha. Reserve já!

    Formulário

      Indique o seu nome (obrigatório)

      Indique o seu email (obrigatório)

      Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

      Número de exemplares que pretende

      Observações / Morada

      Tem uma dica para nós? Envie-nos!

        Seu nome (required)

        Seu email (required)

        Assunto

        Mensagem

        Got a hot tip? Send it to us!

          Your Name (required)

          Your Email (required)

          Video URL

          Attach Video

          Category
          SportNewsTechMusic

          Your Message