Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Agosto 14, 2022

Congresso do Medo

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

Ocorre na cidade do Porto, no Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa, já no próximo dia 15 de Novembro, o “Congresso do Medo”.  Este é um fórum de debate em torno de projectos nacionais e internacionais nas áreas de intervenção ao tema menos debatido entre os seres humanos: o medo. 

Os fundos recolhidos pelo “Congresso do Medo” são destinados à associação Amparo da Criança – Associação de Solidariedade Social, IPSS, mais conhecida por Banco de Leite. Esta instituição tem por finalidade contribuir para dar uma resposta ao problema da carência alimentar e escassez de recursos no âmbito infantil: no caso em mãos, junto das  crianças em São Tomé e Príncipe.

Para esse efeito juntam-se nomes como Alfredo Sfeir Younis, Eduardo Pinto da Costa, Frei Fernando Ventura, elementos do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência, da Universidade Fernando Pessoa, representantes da Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses, o Observatório Permanente Violência e Crime. Ainda, o Institute of Applied Consciousness Technologies (EUA) e o Colectivo Multidisciplinar Medo, isto de entre outros participantes.

Os temas são diversos estendendo-se desde:

  • A morte à inteligência  artificial, do sofrimento visto desde  a primeira pessoa até à perspectiva das neurociências, a guerra ou os fenómenos parapsíquicos em crianças. – A solidão cósmica e o medo da extinção da espécie Sapiens sapiens;
  • A violência urbana;
  • As várias assumpções do trans-humano e do pós-humano, na fronteira do sentido restrito de uma espécie cada vez mais “intervencionada” por dispositivos nano-tecnológicos;
  • A crise do meio-ambiente e dos direito humanos;
  • Ainda,  o abuso sexual, a loucura, a resistência, o activismo,  ou as tecnologias de combate ao medo, etc.

Durante todo o dia haverá conversas e temas dos mais variados.

O Keynote  Speaker é Alfredo Sfeir Younis. Chileno, economista ligado aos recursos naturais, ao meio ambiente, às políticas sociais, à ética e aos direitos humanos.  Candidato à presidência da República do Chile (2013). Foi, ainda,  representante especial do Banco Mundial nas Nações Unidas, New York (EUA) e Genebra (Suíça). Doutor em Economia e Recursos Naturais pela Universidade de Wisconsin (EUA). Professor universitário e conferencista. Autor de vários livros e artigos sobre Economia, Espiritualidade e Desenvolvimento Sustentável.

Younis abrirá o congresso falando sobre o medo que afecta todas as formas de vida no planeta e da necessidade  de uma nova estratégia global que deverá emergir de uma nova consciência. Para ele a velha consciência, usada até hoje para nutrir o medo, não possui em si mesma os atributos que nos tirarão daqui. Só uma nova consciência  trará a esperança em forma de acção prática face ao medo. Só assim a transformação do colectivo ocorrerá. Talvez por isso mesmo não seja de estranhar que a sua comunicação se chame “Medo e Mudança Colectiva”.

A organização está a cargo do “Colectivo Multidisciplinar Medo”. Este grupo tem como principal objectivo consolidar a integração do tema entre todas as comunidades, promovendo a fundação de redes de colaboração e divulgação de temáticas associadas ao evento, incrementando a coesão entre investigadores, educadores, formadores e demais especialistas.

 

Informação adicional

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -