Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Junho 24, 2021

COVID-19: Avião que saiu de Timor-Leste transportou professora infectada

J.T. Matebian, em Timor-Leste
Correspondente em Timor-Leste.

No avião que evacuou os professores portugueses de Díli rumo a Lisboa, está confirmado, há uma professora portuguesa infectada com o coronavírus. Mais três ou quatro manifestaram sintomas. Todos os mais de 200 que viajaram foram postos de sobreaviso e já contactaram a Saúde 24 em Portugal.

O Jornal Tornado, na sequência da notícia que fazia referência à saida de professores portugueses de Timor-Leste, investigou a situação e soube de fonte segura, há uma docente portuguesa do Município de Liquiçá infectada. É assintomática – não está num quadro clínico agudo mas pode infectar, contagiar os outros.

Segundo a nossa fonte o teste a que a docente se terá submetido e deu positivo foi realizado em Portugal, pelo que, tudo indica, muito provavelmente terá contraído o vírus em Timor-Leste. Esta professora de Liquiçá, segundo circula pelos passageiros, não é oficial, terá realizado um primeiro teste em Timor-Leste mas viajou sem saber os resultados.

Suspeição de mais infectados

Há mais quatro ou cinco docentes dos Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE), não docentes de Liquiçá, com suspeitas e temos conhecimento de que todos foram aconselhados a fazer testes junto do Delegado de Saúde da área geográfica onde se encontram em Portugal.

Ficam as dúvidas, onde é que a docente de Liquiçá terá contraído o novo coronavírus e quem é que ela, por sua vez, terá infectado. O avião aterrou em Lisboa no dia 4 de Abril de 2020, às 23h30, mas a professora fez o teste apenas no Sábado, passados oito dias depois do desembarque.

Por outro lado, a atmosfera do avião é forçada e poderá ter contagiado muitos mais em 30 horas de voo. Os passageiros embarcaram com máscaras mas, para comerem e em função do cansaço durante 30 horas, nem sempre viajaram de máscara.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e a Embaixada de Portugal em Díli já têm conhecimento da situação.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos