Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Maio 25, 2022

Covid-19 = Paralisação estratégica

O actual ataque viral (e vital…) que paralisa e desarticula as economias e as democracias do Ocidente corresponde totalmente ao que os grandes teóricos ocidentais da guerra, tanto Liddel Hart como Fuller, classificam de “paralisação estratégica” do inimigo.

O contraponto chinês a Fuller e Liddel Hart encontra-se na obra teórica de dois coronéis chineses com o muito explícito título de “Guerra Irrestrita”, uma guerra em que “tudo é permitido, nada é proibido”…

No campo ocidental e nesta matéria de “guerras irrestritas”, é de leitura imprescindível a análise pioneira “Stratégie Indirect et Matrice Culturelle Chinoise – Réflexions autour du Traité de l’Efficacité“, assinada H. (um dos principais dirigentes maoístas da Europa dos anos 60/70, actualmente coronel e professor da Academia Militar do seu país), a propósito do “Traité de l’Efficacité” de François Jullien.



 


Exclusivo Tornado / IntelNomics


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -