Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Cruzeiro Seixas: “Sou Um Tipo Que Faz Coisas”

CruzeiroSeixasCruzeiro Seixas, poeta e pintor, apelidado pelos apreciadores de arte como “O Mestre”, vai assinalar de uma forma muito especial os seus 95 anos de idade: marcará presença, dia 3 de Dezembro, na inauguração da exposição “Cruzeiro Seixas: Sou Um Tipo Que Faz Coisas”, na cidadela de Cascais, organizada pelo Museu da Presidência da República.

A mostra pretende revelar ao público aspectos menos conhecidos do trabalho do artista, como colagens e o seu trabalho como programador cultural. Trata-se de 150 objectos, pinturas, desenhos e também obras de artistas seus contemporâneos nacionais e estrangeiros, como Paula Rego, Júlio Pomar, Mário Botas, Serge Poliakoff ou Karen Appel.

A exposição estará aberta até 3 de Abril de 2016, de Terça-feira a Domingo, das 10h às 18h.

 

Sobre o artistacruzeiroseixasfoto

Nascido na Amadora em 1920, Artur Manuel Rodrigues do Cruzeiro Seixas frequentou a Escola António Arroio e fez amizade com Mário Cesariny, Marcelino Vespeira, Júlio Pomar e Fernando Azevedo. Aproximou-se do neorrealismo em 1940, aderindo mais tarde ao surrealismo. Fez parte do Grupo Surrealista de Lisboa, colectivo de artistas daquela corrente que realizou uma exposição em 1949. Foi membro da Marinha Mercante, tendo viajado para África, Ásia e Índia.

Viveu em Angola, onde se iniciou a sua produção poética. Regressado a Portugal, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e fez várias exposições ao longo dos anos, a par do trabalho como programador de diversas galerias. Continua a colaborar com revistas internacionais dedicadas ao surrealismo. Em 2009, foi feito Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago de Espada.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -