Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Maio 20, 2022

Cuba e União Europeia firmam acordo de diálogo e cooperação

Cuba e União Europeia (UE) assinaram nesta segunda-feira (12), em Bruxelas, o “Acordo de Diálogo Político e Cooperação” entre a ilha caribenha e o bloco econômico europeu. Se trata do primeiro pacto subscrito entre as partes e que põe fim ao bloqueio que desde 1996 impunha uma relação restritiva e unilateral com Cuba. As informações são da Agência Télam.

Bruno Rodríguez Parrilla e Federica Mogherini /imagem AFP. Emmanuel Dunand

“Hoje reconhecemos que há mudanças em Cuba e queremos acompanhar essa mudança econômica e social”, disse a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, por ocasião da assinatura do acordo com seu homólogo cubano, Bruno Rodríguez, e 28 chanceleres da União Europeia (UE).

Rodríguez, que defendeu ante seus homólogos europeus o direito de um país escolher seu sistema político e a não ingerência, destacou que o pacto “continuará enriquecendo uma relação histórica e culturalmente intensa” com os 28 países europeus.

Com a assinatura deste pacto, a UE põe um fim à chamada “Posição Comum” adotada contra Cuba em 1996, que vinculava a cooperação europeia a “melhoras nos direitos humanos” e que os cubanos qualificam de “ingerencista” e “discriminatória”.

Texto original em português do Brasil

Nota do Director

Reproduzimos este artigo ao abrigo de um acordo de cooperação Portal Vermelho / Tornado.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -