Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Da resignação

J. A. Nunes Carneiro, no Porto
Consultor e Formador

DIA 15, FALAMOS

Ter resignação; aceitar pacientemente o que se apresenta ou acontece

Ter resignação; aceitar pacientemente o que se apresenta ou acontece. = CONFORMAR-SE, SUJEITAR-SE

in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

 

1

Há dias, estava a ouvir, num programa de rádio, uma reportagem sobre uma organização que distribui alimentos a pessoas em situação de carência ou sem abrigo. Depois de perceber a dimensão (imensa) desta ajuda, o jornalista entrevistou uma mãe, beneficiária desta iniciativa solidária.

Retive uma frase incómoda desta mulher: “a minha filha e eu já estamos habituadas a comer pouco”.

Pois é, em Portugal, no século XXI, continua a haver pessoas com fome ou com extrema dificuldade de acesso a bens tão essenciais como alimentação e saúde. A situação não é, infelizmente, novidade para ninguém. A pandemia agravou ainda mais a realidade de muitas pessoas e de muitas famílias. E, por este andar, o problema crescerá nos próximos meses (ou anos).

Mas voltando à frase: quanta resignação é possível ter para a conseguir pensar e verbalizar? Como é possível habituar-nos a esta tragédia? Como é possível que esta família não tenha direito a uma alimentação diária, digna e suficiente? Como é que não se encara de vez a introdução de um Rendimento Mínimo e Universal como uma opção solidária, justa e humana?

 

2

O Portugal que todos somos, o país que renasceu no 25 de Abril de 1974, não será um verdadeiro país enquanto  existirem casos destes.

Basta de palavras simpáticas. Temos de agir e de acabar com estas misérias. A resignação desta mulher é também uma vergonha nossa.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -