Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Documentário expõe relação entre pecuária e doenças zoonóticas

Um documentário intitulado “The End of Medicine”, dirigido pelos cineastas Keegan Kuhn, de “Cowspiracy”, e Alex Lockwood, de “73 Cows”, ganhou um reforço – a participação de Joaquin Phoenix e Rooney Mara na produção executiva.

O filme que explora a relação entre a pecuária e o surgimento de doenças zoonóticas começou a ser produzido em outubro de 2019, ou seja, antes da disseminação global do novo coronavírus, e deve ser lançado até o final do ano.

“The End of Medicine”, que também aborda o surgimento de doenças associadas à caça e captura de animais, promete trazer depoimentos das maiores referências mundiais em doenças que se espalham de animais para humanos e vice-versa – abordando gripe suína, gripe aviária, covid-19 e outras doenças zoonóticas.

Além disso, discute o o surgimento das chamadas superbactérias. O título do filme é uma referência ao fato de que hoje medicamentos como antibióticos estão se tornando ineficazes por causa da crescente resistência das bactérias que se desenvolvem em ambientes onde criamos e confinamos animais com fins de abate e consumo.

 

“Pecuária moderna continuará a nos deixar doentes”

Falando sobre o filme ao Deadline, Alex Lockwood disse que estamos nos tornando cada vez mais conscientes da ameaça que as doenças zoonóticas representam. No entanto, ele lamenta que governos e a grande mídia estão concentrados apenas no combate, ignorando a importância da prevenção.

“Com este filme, esperamos esclarecer até que ponto a pecuária e a destruição ambiental contribuem para essas ameaças emergentes. Também esperamos levantar o véu sobre como as questões de injustiça racial e doenças estão intrinsecamente ligadas.”

Rooney Mara disse esperar que “The End of Medicine” seja capaz de abrir os olhos dos espectadores e de acender uma centelha de vontade em mudar nossos hábitos.

“A ciência é irrefutável. A pecuária moderna continuará a nos deixar doentes se não mudarmos radicalmente nossos padrões de consumo.”

 


Fonte: ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais  | Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Rádio Peão Brasil / Tornado

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -