Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Outubro 24, 2021

Don Cherry, o grande trompetista de jazz faleceu em 1995, aos 58 anos

Don Cherry faria hoje 79 anos

Donald Eugene Cherry (Don Cherry) é um nome maior do jazz. Trompetista de grande talento ficou famoso pela associação a outro grande mestre, o saxofonista Ornette Coleman. Mas, ao longo da sua intensa carreira, Don Cherry tocaria, praticamente, com todos os maiores nomes do jazz, seus contemporâneos. Nomeadamente, ficaram famosas as colaborações com Old and New Dreams, Codona, Ornette Coleman, New York Contemporary Five, Albert Ayler, Charlie Haden, Sun Ra, Steve Lacy, Sonny Rollins, Carla Bley, Steve Hillage e Lou Reed, entre muitos outros.

Se fosse vivo, o Sr. Cherry festejaria hoje 79 anos, pois nasceu em Oklahoma City a 18 de Novembro de 1936. don2Contudo, morreu a 19 de Outubro de 1995, aos 58 anos de idade. Don Cherry iniciou a carreira em Los Angeles tocando em clubes de jazz no início da década de 50, cruzando-se já em palco com músicos como o baterista Max Roach e trompetista Clifford Brown. Don Cherry actuava então como pianista. Mas seria como trompetista que o músico deixaria o seu nome para sempre como um dos maiores da História do Jazz.

Don Cherry, para além do trompete, tocou também outros instrumentos, nomeadamente alguns tradicionais africanos. Notáveis foram as suas experiências com outros estilos musicais, dando outra malha sonora ao som mais tradicional do jazz. Tentativas de fusão com o rock e, sobretudo, com a “world music” que revelam o grande talento de Don Cherry não só como músico, mas também como compositor.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -