Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Julho 7, 2022

Eddy Grant faz hoje 68 anos

eddy-grant-1
Cantor, que teve uma carreira de sucesso a solo, fez parte dos The Equals

Edmond Montague Grant (Eddy Grant) nasceu a 5 de Março de 1948 em Plaisance, na Guiana britânica, pelo que hoje comemora 68 anos.

Eddy Grant começou a carreira artística cedo, em Inglaterra, quando em meados da década de 60 se tornou vocalista dos The Equals – um notável grupo inglês, que foi pioneiro da integração racial na pop britânica com a sua formação multi-racial. Em 1968 os The Equals chegavam ao topo do TopTen britânico com a canção “Baby Come Back” (ver vídeo), lançando ainda outros singles de sucesso.

EqualsMas Eddy Grant iria prosseguir a sua carreira de cantor a solo, conquistando alguns grandes êxitos, entre os quais se conta “Electric Avenue” – um single que em 1983 vendeu mais de um milhão de cópias dos dois lados do Atlântico.

Misturando reggae, funky, rock e disco nas suas composições Eddy Grant iria ainda somar mais hits com os temas “Gimme Hope Jo’anna” (dedicado à luta anti-apartheid na África do Sul) e “I Don’t Wanna Dance”, um tema de 1982 que se tornou muito popular nas pistas de dança.

Ao mesmo tempo que continuou a gravar discos e a dar concertos, Eddy Grant montou a sua própria companhia discográfica – Ice Records – e trocou a sua residência de Londres por Barbados, onde tem produzido muitos artistas locais.

Mas Eddy Grant produziu também discos de famosos artistas casos de Sting, Mick Jagger e Elvis Costello.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

VER…

Boa pergunta

Crónica de Trump

- Publicidade -