Dia 10 de Fevereiro, às 21:30, o Encontro será com Marilyn Monroe (actriz Teresa Mello Sampayo), Mussolini (escritor e militar de Abril Matos Gomes) e Damião de Góis (arquitecto José Romano), e é simultâneamente a data do 9.º Aniversário dos Encontros!
Amanhã, em novo Encontro Imaginário, no Teatro A Barraca, em Lisboa, estarão em debate novas personagens marcantes da História Universal.
É simultâneamente a data de comemoração do 9.º Aniversário dos Encontros!
Por isso, é nessa noite que faremos a tradicional foto de família, com participantes/actores dos 198 Encontros já realizados, e amigos e companheiros que nos têm ajudado nesta verdadeira epopeia cultural.
NÃO FALTEM, PARTICIPEM e TRAGAM AMIGOS
Com participação da sociedade civil
Fique a conhecer melhor as personagens: Benito Mussolini interpretado pelo escritor e Militar de Abril Matos Gomes, Marilyn Monroe pela actriz Teresa Mello Sampayo e Damião de Góis pelo arquitecto José Romano.
Saiba quem são:
Benito Mussolini

1883 – 1945
Politico e jornalista Italiano, foi o “duce” do fascismo.
Em jovem foi socialista revolucionário e chegou a director do “Avanti”, órgão oficial do partido socialista.
Com a 1ª Grande Guerra começou a sua transformação ideológica apoiado por D’Annunzio, criando os “fascio”, grupos de combate financiados pelos terratenentes do Sul e pela alta burguesia industrial da Lombardia.
Aliado de Hitler durante a 2ª Grande Guerra foi preso e fuzilado pela Resistência Italiana na aldeia de Dongo, perto do lago de Como.
Interpretação do escritor e Militar de Abril Matos Gomes.
Marilyn Monroe

1926 – 1962
Marilyn Monroe é um verdadeiro mito.
Em meia dúzia de anos ganhou o mundo e fez-se a si própria, repudiando o comercialismo.
Colocou-se ao lado de Miller na época do McCarthismo, não cedendo às chantagens de Reagan e Nixon, na altura respectivamente presidente e advogado do sindicato dos actores.
Ficou para sempre um ícone imperceptível dos anos 60, época de utopias e transformações Universais.
Interpretação da actriz Teresa Mello Sampayo.
Damião de Góis

1502 – 1574
Fidalgo de Alenquer, dirigiu a feitoria de Flandres, foi aluno de Erasmo e da Universidade de Pádua e reitor da Universidade de Lovaina, onde foi preso durante um ano pelos invasores Franceses.
Entre outras obras escreve a Crónica de D. Manuel, o que o levará a cair nas garras da Inquisição, sendo condenado a reclusão no mosteiro de Alcobaça, e posteriormente assassinado numa estalagem durante a noite. Considerado um dos músicos mais importantes do seu tempo, foi pintado por Duhrer e trouxe para Portugal “ As tentações de S. Antão” de Bosh, sinais claros da sua íntima ligação aos movimentos culturais da sua época.
Interpretação do arquitecto José Romano.
Encontros imaginários 2019

10 de Fevereiro
21h30
bilheteira@abarraca.com | producao@abarraca.com
213 965 360 | 913 341 683
Largo de Santos, 2
1200 – 808 Lisboa
Website do Teatro A Barraca
Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 20%, em dois bilhetes para o espectáculo.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.