Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Encontro imaginário com Bernard Shaw, Marlene Dietrich e Attila

Bernard Shaw por António Pedro de Vasconcelos, cineasta, Marlene Dietrich com a pianista Gabriela Canvilhas e o Attila pelo fotógrafo Carlos Reis, é preciso dizer mais alguma coisa?

Amanhã, em novo Encontro Imaginário, no Teatro A Barraca, em Lisboa, estarão em debate novas personagens marcantes da História Universal.

Com participação da sociedade civil

Fique a conhecer melhor as personagens: Bernard Shaw interpretada pelo cineasta António Pedro de Vasconcelos, Marlene Dietrich pela pianista Gabriela Canvilha e Attila pelo fotógrafo Carlos Reis.

Saiba quem são:

 

George Bernard Shaw

Dublin, 26 de Julho de 1856 — Ayot Saint Lawrence, 2 de Novembro de 1950

Foi um dramaturgo, romancista, contista, ensaísta e jornalista irlandês. É autor de comédias satíricas que consagraram o seu espírito irreverente e inconformista.

Em 1885 conseguiu um trabalho fixo na imprensa e, durante quase uma década, escreveu resenhas literárias, críticas de arte e brilhantes colunas musicais. Sua actividade literária, em especial a produção teatral, foi uma sequência de sucessos; destacou-se também na crítica literária, teatral e musical, na defesa do socialismo, criação de panfletos, ensaios sobre assuntos políticos, económicos e sociais, sendo ainda um prolífico epistológrafo. Como crítico de teatro da Saturday Review (1895), atacou insistentemente a pobreza qualitativa e artística da produção teatral vitoriana.

Durante a Primeira Guerra Mundial, interrompeu a sua produção teatral e publicou um polémico panfleto, Common Sense About the War, no qual considerava o Reino Unido, os aliados e os alemães igualmente culpados e reivindicava negociações de paz.

Interpretação do cineasta António Pedro de Vasconcelos.

Marlene Dietrich

Berlin-Schöneberg, em 27 de Dezembro de 1901 – Paris, França, 6 de Maio de 1992

Nome artístico de Marie Magdelene Dietrich von Losch.

Foi uma atriz e cantora alemã, naturalizada estadunidense.

Estreou no teatro aos vinte e três anos de idade, fazendo cinco anos de carreira apagada até ser descoberta pelo director austríaco Josef von Sternberg, que a convidou para protagonizar o filme Der Blaue Engel (1930, O Anjo Azul, e baseado no romance de Heinrich Mann, Professor Unrat. Foi convidada por Hitler para protagonizar filmes pró-nazis, mas ela recusou o convite e tornou-se cidadã estadunidense, o que Hitler tomou como um desrespeito para a pátria alemã, e chamou Dietrich de traidora.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Marlene foi ao encontro das tropas aliadas, onde cantava para divertir e aliviar a dor dos soldados. Em 1961 Marlene protagonizou um filme que quebraria barreiras e chocaria o mundo com um assunto que ainda assustava.

O filme era Julgamento em Nuremberg, que tratava do holocausto, do nazismo, e do agitado julgamento que condenou os grandes líderes nazis.

Interpretação da pianista Gabriela Canvilhas.

Attila

Mais frequentemente referido como Átila, o Huno, Hunnic Empire Ural River Rhine River Danube River Baltic Sea foi líder do Império Huno, que se estendia desde o rio Ural para o Rio Reno e do Danúbio ao Mar Báltico.

Durante o seu reinado, foi um dos inimigos mais temidos do Império Romano do Oriente e do Ocidente.

Cruzou o Danúbio duas vezes e saqueou os Balcãs, mas foi incapaz de tomar Constantinopla. Também tentou conquistar a Gália romana (actual França), atravessando o Reno em 451 antes de ser derrotado na Batalha dos Campos Cataláunicos.

Posteriormente, invadiu a Itália, devastando as províncias do norte, mas foi incapaz de tomar Roma. Planeou novas campanhas contra os romanos, mas morreu em 453.

Interpretação do fotografo Carlos Reis.

Encontros imaginários 2019

6 de Janeiro

21h30

[email protected][email protected]

213 965 360 | 913 341 683

 

Largo de Santos, 2
1200 – 808 Lisboa

Website do Teatro A Barraca


Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 20%, em dois bilhetes para o espectáculo.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -