Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Recital de piano a 4 mãos em Almeirim

Rosgard Lingardsson, pianista dinamarquesa, e o pianista português João Lucena e Vale são as 4 mãos para o recital de piano que vai ter lugar no próximo sábado, no Cine Teatro de Almeirim.

A agenda cultural de Almeirim começa o ano com um Recital de Piano a 4 Mãos, com entrada livre, dia 11 de Janeiro de 2020 pelas 21.30H no Cine Teatro de Almeirim.

Programa

José Vianna da Motta

Erinnerungen, op.7

  1. Danksagung
  2. Pastorale
  3. Geburtstag
  4. Gekrankt
  5. Scherzo
  6. Walzer – Humoreske

Hugo Alfven

Midsommervaka, op.19

  • Sonho de uma noite de verão – Rapsódia Sueca

António Victorino d’ Almeida

Balada, op. 126

  • (para uma criança que vai nascer)

Carl Nielsen

Dança do Galo

  • Da ópera “Masquerade”

 

Intervenientes

Rosgard Lingardsson

Pianista dinamarquesa, iniciou os seus estudos com o Professor Gunnar Hallhagen, Suécia. Mais tarde, na Flórida (EUA), estudou com Harold Sanford – discípulo de Joseph Lhevinne. Sob a orientação do aclamado Pianista e Professor Stanislav Knor, concluiu com distinção os seus estudos superiores em Piano Performance (1986) e Pedagogia de Piano e Música de Câmara (1988) na Royal Danish Academy of Music, em Copenhaga. Ganhou vários primeiros prémios em concursos, entre os quais, o ‘Den Kungliga Musikaliska Akademis Utlands Stipendium’ (1983), um dos mais importantes e prestigiantes da Escandinávia, bem como inúmeras bolsas para estudar nos EUA, na Suécia e na Dinamarca. Frequentou master classes de Alexander Jenner, V.Margulis, Conrad Hansen, José Ribera e Peter Feuchtwanger entre outros.

Vive em Portugal desde 1992, onde é docente de Piano no Conservatório de Música do Porto desde 1999, lugar que obteve após concurso público. Os seus alunos são regularmente premiados em concursos nacionais e internacionais, seguindo, muitos deles, as suas próprias carreiras internacionais. É frequentemente convidada para integrar júris em concursos nacionais e internacionais de piano, assim como a realizar Master Classes para todos os níveis de ensino. É Membro convidada, do Internacional Academy of Performing Artes and Sciences, deste 2014.

Como pianista tem um vasto reportório, da época Barroca à contemporânea, e tem-se dedicado à promoção de programas de compositores/as menos divulgados/as e conhecidos/as. Tem actuado em concertos e festivais na Suécia, Dinamarca, Áustria, Portugal, Itália, Grécia, Grã- Bretanha e Estados Unidos. Em Portugal tocou em salas de renome como o Teatro Ibérico e Palácio de Foz, em Lisboa. Mais recentemente, actuou no Ciclo de Piano na Fundação Eng.º António Almeida, no Porto, e também na Casa da Música – Porto, num concerto comemorativo dos 150 anos do aclamado compositor dinamarquês Carl Nielsen. Neste momento, dedica-se a projectos de divulgação da música erudita portuguesa, que incluem concertos a solo e colaborações com Cláudia Pereira Pinto (Soprano) e João Lucena e Vale (Piano), com programa de compositores Portugueses e Nórdicos, na temporada 2019 em Portugal, Itália e Dinamarca.

 

João Lucena e Vale

Iniciou os estudos de piano aos 6 anos, tendo concluído o Curso Geral do Conservatório de Música do Porto. Posteriormente estudou na Universidade de Aveiro, com os professores Olga Prats, Madalena Soveral e Vitalij Dotsenko, sendo licenciado em Ensino de Música.

Estudou na École Normale de Musique de Paris com o professor Marian Rybicki, onde obteve os diplomas de Piano e Música de Câmara, nos níveis de Ensino, Execução e Concertista. Participou em várias Master Class, com os professores Dalton Baldwin, Jean Fassina, Helena Sá e Costa, Mikhail Voskresensky e Chow Ching Lie.

Actua regularmente como solista, em grupos de Música de Câmara ou Corais, tanto em Portugal como no estrangeiro (Brasil, Marrocos, Hungria, Bélgica, Holanda, Suíça, Dinamarca e França), contribuindo para a divulgação da música portuguesa e estreando e divulgando obras de compositores portugueses, colaborando com as principais instituições culturais do país, como, Fundação Gulbenkian, Teatro Nacional de São Carlos e Casa da Música.

Em parceria com o Coro Infantil da Universidade de Lisboa, apresenta-se no país e no estrangeiro, tendo gravado um CD com canções de Delfina Figueiredo, sendo responsável por alguns dos arranjos. Em 2012, gravou com o soprano Cláudia Pereira Pinto o CD Canções de Évora de Amílcar Vasques Dias e em 2019 as Trovas de Francisco de Lacerda. Recentemente participou num CD com o saxofonista Bernardo Matias dedicado à música contemporânea portuguesa.

Actualmente é professor de Piano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa.

 


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -