Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 28, 2021

Encontro imaginário com Golda Meir, Yitzhak Rabin e Yasser Arafat

Conflito Israel/ Palestina. Tema actual. Será o assunto do próximo Encontro Imaginário, amanhã 4 de Junho, no teatro A Barraca. Conta com a presença da encenadora Maria do Céu Guerra, do engenheiro civil Luis Loureiro Tavares e do militar de Abril Ramiro Rodrigues.O próximo Encontro toca na necessidade premente de se resolver o conflito Israel/ Palestina.

São várias dezenas de assassinatos de jovens indignados, com plena impunidade.

São as provocações dos nazis Trump e Natanhiu e a complacência internacional.

Decidimos recordar que o caminho para os 2 países já tinha começado a ser aberto por Arafat e Rabin, dois combatentes inconciliáveis até terem compreendido que era preciso acabar com a guerra permanente.

Claro que os dois foram assassinados pelos nazis patrocinados pela indústria do armamento. Pelos tais que dizem que fazem a guerra para garantir a PAZ.

O contrário do que todos sabemos: só fazendo a PAZ se conseguirá atingir a PAZ.

Este encontro com personagens marcantes da história Universal tem lugar n’A Barraca, em Lisboa, dia 4 de Junho pelas 21H30. Fique a conhecer melhor Golda Meir interpretado por Maria do Céu Guerra, Yitzhak Rabin por Luis Loureiro Tavares e Yasser Arafat por Ramiro Rodrigues.

Saiba quem são:

Kiev, 3 de Maio de 1898 — Jerusalém, 8 de Dezembro de 1978

Foi uma fundadora e Primeira-ministra do Estado de Israel. Emigrou para a Terra de Israel no ano de 1921, onde militou no sindicato Histadrut e no partido trabalhista Mapai. Conhecida pela firmeza de suas convicções, estava à frente do Estado de Israel em seu momento mais dramático: a Guerra do Yom Kipur, na qual tropas egípcias e sírias atacaram Israel.

Interpretação da encenadora Maria do Céu Guerra

Jerusalém, 1 de Março de 1922 — Tel Aviv, 4 de Novembro de 1995

Foi um general e político israelita. Entre 1964 e 1968 exerceu as funções de Chefe do Estado-Maior do Exército israelita, tendo sido um dos responsáveis pela vitória de Israel na guerra de 1967, que o opôs o país aos seus vizinhos árabes. Em 1994, Rabin recebeu o Prémio Nobel da Paz, juntamente com Shimon Peres e Yasser Arafat. Foi assassinado pelo direitista radical israelita Yigal Amir, que se opunha à assinatura de Rabin dos Acordos de Oslo.

O engenheiro civil Luis Loureiro Tavares interpreta.

Cairo, 24 de Agosto de 1929 — Clamart, 11 de Novembro de 2004

Foi o líder da Autoridade Palestiniana, presidente (desde 1969) da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), líder da Fatah, a maior das facções da OLP.Participou no  Acordo de Paz de Oslo de 1993, que estipulavam a implementação da auto-administração Palestiniana. Foi objecto de dezenas de tentativas de assassinato. Faleceu num hospital militar em França e vários meses de análises concluíram que tinha sido envenenado com material radioactivo.

Apresentação pelo militar de Abril Ramiro Rodrigues.

Encontros imaginários 2018

4 de Junho de 2018

21h30

[email protected][email protected]

213 965 360 | 213 965 275 | 913 341 683 | 968 792 495

Largo de Santos, 2
1200 – 808 Lisboa

Website do Teatro A Barraca

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -