Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Abril 22, 2024

EUA reconhecem legalidade dos colonatos de Israel na Cisjordânia

EUA mudam posição histórica e agora dizem que colônias de Israel na Cisjordânia não são ilegais.

Os Estados Unidos afirmaram nesta segunda-feira (18) que não consideram mais os assentamentos de Israel na Cisjordânia ocupada uma quebra do direito internacional.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, afirmou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (18) que os assentamentos israelenses na Cisjordânia não são “por si só, inconsistentes com o direito internacional”.

O chefe da diplomacia de Washington criticou um parecer de 1978 do Departamento de Estado que classificou os assentamentos como ilegais. É a mais recente das medidas do governo Trump para reforçar o domínio de Israel sobre a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, territórios reivindicados pelos palestinos para estabelecer seu próprio Estado.

Cerca de 600 mil israelenses vivem em assentamentos em territórios ocupados da Palestina.

“Chamar o estabelecimento de assentamentos civis inconsistentes com o direito internacional não funcionou, não avançou a causa da paz”, disse Pompeo.

A dura verdade é que nunca haverá uma resolução judicial para o conflito, e argumentos sobre quem está certo e quem está errado por uma questão de direito internacional não trará paz ”.

Pompeo disse que a decisão dos EUA não deve ser usada como precedente para nenhuma outra parte do mundo ou interpretada como uma tentativa de prejudicar o status final da Cisjordânia.

“Não estamos tratando ou prejudicando o status final da Cisjordânia. Isso é para israelenses e palestinos negociarem”, acrescentou.

O primeiro-ministro de Israel, Netanyahu, agradeceu à administração de Trump por “corrigir um erro histórico”.

A política reflete uma verdade histórica – o povo judeu não é colonialista estrangeiro na Judéia e Samaria . Na verdade, somos chamados judeus porque somos o povo da Judéia”.

Diferentemente de Israel e dos EUA, a comunidade internacional vê a presença e expansão de assentamentos judaicos na Cisjordânia ocupada e na anexada Jerusalém Oriental como uma medida ilegal e um dos principais obstáculos para a paz no Oriente Médio.

A decisão de Washington foi alvo de críticas da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

A lei e o sistema internacional definem claramente a ilegalidade dos assentamentos israelenses, incluindo o Tribunal Internacional de Justiça, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha”.


Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Brasil247 / Tornado


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -