Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 18, 2024

Uma exposição subaquática aqui perto? Mesmo debaixo de água? Sim, é possível.

Têm um fato de mergulho e gostam de mergulhar? Então este artigo vai certamente deixá-los com uma enorme vontade de saltar para o mar.

A 14 metros de profundidade, no Oceano Atlântico, mais concretamente junto da ilha espanhola de Lanzarote – aquela que ficou famosa por ser morada do escritor José Saramago – nasceu um museu muito singular.

Chama-se Museu Atlântico, é o primeiro museu submerso da Europa e foi criado pelo britânico Jason deCaires Taylor.

Museu-Atlantico-Trabalhos-de-Jason-deCaires-Taylor07

Filho de um inglês e de uma guianense, Taylor é um escultor que se tornou famoso pelas suas instalações subaquáticas tais como o museu mais extenso do mundo denominado de MUSA (Museu Subaquático de Arte) com mais de 500 obras e situado nas águas do México e a enorme escultura com 60 toneladas com o nome Ocean Atlas colocada nas Bahamas e que se tornou na maior escultura subaquática no mundo devido aos seus cinco metros de altura. Cresceu a mergulhar e a explorar as profundezas do mar nos recifes de corais da Malásia.

Instrutor de mergulho e fotografo, Jason iniciou o seu projecto de esculturas subaquáticas em 2006. É fundamental que todas as esculturas consigam ser ‘assimiladas’ pela natureza tornando-se, assim, recifes de coral verdadeiramente únicos. Todas as esculturas são feitas de um material não poluente e tem uma durabilidade prevista de 300 anos.

O Museu Atlântico é uma homenagem aos migrantes mortos durante a travessia do mar mediterrâneo. As esculturas são visíveis da superfície mas para as observar com mais atenção será necessário mergulhar.

A abertura oficial está prevista para dia 25 de Fevereiro de 2016.

Museu-Atlantico-Trabalhos-de-Jason-deCaires-Taylor01

Museu-Atlantico-Trabalhos-de-Jason-deCaires-Taylor02

Museu-Atlantico-Trabalhos-de-Jason-deCaires-Taylor03

Museu-Atlantico-Trabalhos-de-Jason-deCaires-Taylor04

Museu-Atlantico-Trabalhos-de-Jason-deCaires-Taylor05

Museu-Atlantico-Trabalhos-de-Jason-deCaires-Taylor06

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -