
Se é um utilizador de Mac OS X, tenha muito cuidado: relatórios dão conta de um vírus que instala scareware através de um “pop-up” que avisa para a urgência de uma actualização para o Flash Player.
Este pop-up surge em vários sites e é facilmente entendido como uma mensagem oficial da empresa Adobe, criadora e responsável pelo software em causa, sendo o vírus instalado conjuntamente com uma versão genuína do Flash Player que ajuda à fraude.
Depois de instalado, o malware dispara alarmes sobre ameaças ao sistema e reencaminha os utilizadores para sites perigosos ou para instalação de extensões maliciosas. O instituto SANS descobriu que estes sites pedem dinheiro para a resolução de “problemas”, operação ilegal que continua a ter algum sucesso devido à credulidade de alguns utilizadores.
O Flash Player tem sido continuamente uma porta de entrada para certos códigos maliciosos, pois é fácil de replicar e convidar o internauta menos astuto para um click. O SANS aconselha para que qualquer instalação ou actualização seja feita apenas através do site oficial da Adobe.