Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Fevereiro 25, 2024

Festival Internacional de Cinema de Animação tem nova sede em Torres Vedras

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

bang-awards

 

“Fuligem”, de David Doutel e Vasco Sá, foi o vencedor do Festival Bang Awards de Cinema de Animação, produzido pela Slingshot e promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, que decorreu entre os dias 26 de Setembro e 2 de Outubro.

“My Stuffed Granny”, de Effie Pappa, venceu o prémio de melhor filme online. O galardão de melhor argumento foi para “Até à China”, de Marcelo Marão. “#Lingo”, de Vicente Niro, foi eleito o melhor filme universitário. “Ponura Tresura / Paining Training” foi considerada a melhor banda sonora, de Ala Nunu Leszynska. O filme mais votado na internet foi o português “os Azeitonas – Cinegirasol”, de Nuno Markl, Bruno Caetano e Rui Telmo Romão.

A inauguração do Espaço Bang Awards foi a grande novidade da edição deste ano. Localizado junto ao parque verde do Choupal, abriu no dia 26 de Setembro e representa a essência tanto do cinema de animação como da arte em geral: criatividade, cultura, polivalência e partilha.

“Uma floresta, animais, plantas… Que se fundem com a tecnologia e uma panóplia de materiais reciclados. A Floresta Digital é o tema dominante do espaço e tem a assinatura do artista Jota Aracê, que veio directamente do Brasil para criar este grande painel”, refere a organização do evento e gestora do espaço.

Ulisses Dias, director do Bang Awards, referiu que esta é a concretização de um sonho e pretende que o Espaço Bang Awards “sirva a cidade culturalmente e artisticamente, não só durante o festival, mas todo o ano. Será, principalmente, um espaço de partilha de conhecimento que terá workshops, oficinas de cinema, festas temáticas, eventos, exposições e muitas outras surpresas”.

A principal promotora do Festival, a Câmara Municipal de Torres Vedras, foi representada pelo presidente, Carlos Bernardes, que proferiu palavras de elogio e agradecimento a um espaço que certamente “vai ser um marco cultural, de criatividade e educação na cidade de Torres Vedras e que é inaugurado precisamente um ano depois do Choupal requalificado”.

A projecção de filmes vencedores das últimas edições, o filme mais votado online deste ano, a já conhecida curta “Sr. Jaime” e um vídeo de homenagem ao autor da obra “Floresta Digital”, estrearam o Ecrã Digital Forest Stage do novo espaço.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -