Após Luís Gonçalves ganhar a medalha de Bronze, oito anos depois de conquistar prata em Pequim, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou o atleta pela conquista da primeira medalha dos Jogos Paralímpicos 2016 para Portugal.
Numa nota publicada no site da presidência da República, intitulada “Parabéns Luís Gonçalves!” o Chefe de Estado declara “Felicito muito efusivamente o atleta Luís Gonçalves pela conquista da medalha de Bronze na final dos 400m T12 dos Jogos Paralímpicos que decorrem no Rio de Janeiro! Esta conquista é um enorme orgulho para todos os Portugueses e enche-nos a todos de alegria. Muito obrigado e muitos parabéns!”
Luís Gonçalves vai continuar no Rio para disputar os 200 metros T12; a prova de qualificação está agendada para o próximo dia 17 de Setembro, quando em Portugal forem 19h21, e a final para as 02h57 do dia 18 de Setembro.
Na natação disputaram-se, ainda no dia de ontem, duas finais. Os 400 metros livres S9 onde David Grachat competiu, tendo ficado em oitavo lugar com o tempo de 4:27:73. A prova foi ganha pelo australiano Branden Hall, seguido do Italiano Frederico Morlacchi e a fechar o pódio o britânico Lewis White.
No sector Feminino mas nos 50 metros mariposa S5, Simone Fragoso competiu na série 1 das qualificações, não tendo conseguido alcançar a final da prova. Terminou em sexto lugar com o tempo de 56:23.
Ambos irão competir em outras categorias. David Grachat vai estar em prova já no dia 12 de Setembro para disputar a qualificação dos 100 livres S9, e no dia 13 de Setembro, a qualificação nos 50 metros livres S9.
Simone Fragoso vai estar em prova em várias frentes: no dia 12 de Setembro nos 50 metros livres S5, no dia 16 de Setembro nos 50 metros costas S5 e nos 200 metros estilos SM5.
No Boccia os primeiros a entrar em competição foram Carla Oliveira, Domingos Vieira e Pedro Clara, na classe BC4 a contar para o grupo A onde defrontaram a equipa de Hong Kong composta por Wai Yan Lau, Yuk Wing Leung e Kwan Hang e perderam o jogo por 6-2 com os parciais de 0-1, 2-0, 0-1 e 4-0.
Na classe BC3, a contar para o grupo B, a equipa portuguesa composta por Armando Costa, José Carlos Macedo e Mário Machado defrontaram a equipa britânica constituída por Scott McCowan, Patrick Wilson e Jamie McCowan, vencendo o encontro por 4-3, com os parciais de 0-3 (único parcial ganho pela Grã Bretanha), 2-0, 1-0 e 1-0.
Destaque ainda para a final dos 100 metros T52 com a participação de Mário Trindade, que terminou em sexto lugar com o tempo de 18:19, prova que foi ganha pelo norte-americano Gianfranco Iannotta, em segundo terminou o também norte-americano Raymond Martin, e a completar o pódio, o mexicano Salvadro Hernandez Mondragon.
Mário Trindade vai estar nos 400 metros T52, na eliminatória já no dia 12 de Setembro.
Por fim, na final do lançamento do peso classe F20, Inês Fernandes terminou em sexto lugar conseguindo como melhor lançamento 11.69 metros, encerrando a sua participação nestes Paralímpicos 2016.