Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Física de Torres Vedras assinala 92 anos de actividade

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

A Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, fundada em 1925, vai festejar os 92 anos de actividade no dia 9 de Abril com a primeira edição da gala “Mens sana in corpore sano”. Será no pavilhão da Física, a partir das 21 horas.

Para além das várias surpresas que a organização está a preparar, há dois acontecimentos que irão marcar a noite. O primeiro é o espectáculo que conta com a participação da Escola de Dança MPT, da Camerata Vocal e da própria Escola de Música da Física. Actuam ainda dois artistas torrienses: NBC, que foi jogador de basquetebol na associação; e a cantora Susana Félix, que foi vice-campeã nacional de patinagem artística também ao serviço daquela associação torriense.

O outro acontecimento é a entrega de prémios, no total de oito. Todos os coordenadores das secções deram indicações de quem podia ser eleito. Houve depois um processo de selecção interna que escolheu os quatro nomeados em cada categoria. Finalmente houve um júri externo que elegeu os vencedores de três dessas categorias: Revelação do Ano, Atleta do Ano e Carreira.

Esse júri independente, liderado por Sérgio Galvão, presidente da direcção, integrou Nuno Amado, presidente do banco Millenium BCP, que jogou basquetebol na Física; Joaquim Ferreira, médico neurologista e antigo ginasta de referência na mesma associação; Rodrigo Ramalho, em representação da Câmara Municipal; e Nuno Côrte-Real, maestro, que estudou música e praticou natação e hóquei em patins na Física.

Os nomes dos galardoados com os prémios Memória, Distinção e Prestígio só serão revelados durante a gala do próximo domingo. Nas outras cinco categorias já são conhecidos os quatro nomeados em cada uma, mas o vencedor também só será anunciado na gala.

Segundo o presidente da direcção, a agremiação tem quase nove mil associados e recebe diariamente cerca de seis mil pessoas nas suas instalações em 18 modalidades desportivas, na escola de música e na fisioterapia. Tem cerca de 150 colaboradores que prestam apoio aos mais diversos departamentos. As escolas de basquetebol e hóquei em patins, cada uma delas com equipas seniores em campeonatos nacionais, são as mais conhecidas. Mas a Física tem vários campeões em desportos como a ginástica, a natação ou o judo, entre outros.

O troféu que vai ser entregue aos distinguidos é original e foi concebido de propósito para esta gala pelos artistas Gonçalo e Tiago Pombal.

Esta é uma forma de mostrar a vitalidade da colectividade torriense, depois de ter vivido dificuldades do ponto de vista financeiro. “A Física passou por momentos muito complicados e ainda não está muito à vontade, mas conseguimos dar a volta e respirar mais tranquilamente, uma vez que temos tudo em dia em termos de pagamentos”, explicou o dirigente, que confessou, apesar de tudo, ter todos os meses “uma dor de cabeça, porque são muitos encargos, com um orçamento de dois milhões de euros, mas felizmente estamos a ter resultados”.

Neste momento as receitas já são superiores às despesas, adiantou Sérgio Galvão, que ressalva, porém, a necessidade de ir pagando a dívida e reduzir o passivo da associação. Apesar das dificuldades, no próximo verão a Física vai fazer investimentos nas suas instalações, para melhorar a qualidade do serviço prestado, num património que já é grande, com o pavilhão principal, mais dois pavilhões secundários, seis ginásios, o complexo de piscinas, a sala de exercício, a fisioterapia, a escola de música, um ATL e a sala de convívio dos associados.

Temos muitas pessoas que dão ou já deram muitas horas à Física e esta é uma forma de lhes agradecer. Há muitas outras que podiam ser homenageadas nessa noite, mas ficam para os próximos anos”

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

Governo Sombra?

- Publicidade -