Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Futebol em dia de eleições

Joaquim Jorge, no Porto
Joaquim Jorge, no Porto
Biólogo, Fundador do Clube dos Pensadores

Alegar-se que um jogo de futebol pode prejudicar a afluência às urnas é uma falácia. O que pode prejudicar a afluência às urnas são os programas desportivos na televisão sobre o futebol e jogos de futebol que ocupam horas de emissão.Quem tiver ideia de ir votar arranja sempre tempo. As urnas estão abertas um longo período do dia de domingo. A abstenção existe e é enorme por outras razões. Mas os políticos não ligam nenhuma.

Um dos graves problemas da nossa democracia é a abstenção e nada se faz para alterar este fenómeno. A maioria dos portugueses não vai votar porque não se revê nesta forma de fazer política e de muitas atitudes e comportamentos condenáveis de quem exerce a política.

Haver jogos de futebol em dia de eleições não é proibido por lei. Todavia seria sensato e recomendável não haver jogos. Deste modo, altere-se a lei ou permita-se a quem está deslocado da sua zona de residência o exercício do direito: voto antecipado, ou votar utilizando as novas tecnologias (que aliás deveria ser generalizado a todos os portugueses).

Quem trabalha no dia 1 de Outubro, se quiser ir votar tem que se desenrascar, para exercer o seu direito cívico. Não vale a pena arranjar desculpas! O futebol com toda a certeza não é desculpa, para não se votar. Quiçá, o futebol é um bom aliado para a democracia porque desvia a atenção dos problemas políticos.

A democracia não consiste unicamente em votar. Votar é uma condição necessária mas insuficiente para a democracia. Votar é uma maneira muito pobre de intervir.

A abstenção é um problema da nossa democracia. Culpa dos partidos que não se abrem à sociedade e não fazem as escolhas dos seus candidatos que vão ao encontro dos desejos dos eleitores.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -