Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Agosto 19, 2022

Gelo ucraniano no Dragão e ponto feliz no Cazaquistão

champions logoFC Porto complicou a vida e Benfica já está nos oitavos

O FC Porto esperou os ucranianos de Kiev com os olhos postos na passagem imediata aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Afinal, um só ponto bastava para os portistas garantirem esse objectivo. Mas da capital da Ucrânia veio um Dínamo carregado de ambição, capaz de gelar o Dragão. Com esta derrota, o FC Porto passou do “quase céu” ao “quase inferno” pois, agora, para continuar na liga dos milhões precisa mesmo de ganhar ao Chelsea, em Stamford Bridge.

A tarefa não se prevê nada fácil, embora os pupilos de José Mourinho estejam a interpretar uma surpreendente época, pela negativa! Os ucranianos foram sempre mais perigosos que os portistas. Abriram o marcador de grande penalidade (bem assinalada) e aumentaram a parada com um lance em que Casillas foi “cazelhas” e deu um grande frango – coisa que acontece mesmo aos melhores guarda-redes. Por explicar ficou mais uma vez uma estranha opção técnica de Lopetegui, que deixou André André de fora do onze inicial.champions cup

Ao invés, o Benfica foi ao “frigorífico” do Cazaquistão buscar um pontinho tão precioso que, face à derrota do Galatasaray em Madrid, acabou por garantir a tão desejada presença na próxima fase da “Champions”. E que suado foi o empate encarnado. Aos 30 minutos de jogo o Benfica já perdia com o Astana por dois golos. Mas conseguiu reduzir a diferença antes do intervalo e empatar a partida na segunda parte, com Raul Jiménez a tornar-se no herói da reviravolta, ao apontar os dois golos encarnados. Um ponto feliz de um Benfica que acusou a falta do capitão Luisão na defesa, mas que teve o mérito de acreditar até ao fim, lutando, quando se viu em clara desvantagem perante um Astana sem experiência europeia, mas muito aguerrido em casa, onde ainda não perdeu neste ano de estreia na Liga dos Campeões.

Para Benfica e Atletico de Madrid o próximo embate em Lisboa só irá decidir quem vai embolsar mais uns largos milhares de euros, pois ambos já garantiram a sua presença no sorteio dos oitavos de final.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -