O britânico Geraint Thomas venceu a 42ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta. A prova terminou no Domingo, 21 de Fevereiro, com o campeoníssimo corredor espanhol, Alberto Contador, a ganhar a quinta e última etapa.
A Volta ao Algarve deste ano terminou no alto do Malhão, em Loulé. Alberto Contador (Tinkoff) foi o primeiro a cortar a meta desta derradeira tirada, de 169 quilómetros, que começou em Almodôvar. O corredor espanhol atacou nas duras rampas do Malhão e venceu destacado, com 20 segundos sobre Fabio Aru (Astana), Thibaut Pinot (FDJ) e Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), que cortaram a meta por esta ordem. O galês Geraint Thomas (Sky) foi quinto, a 28 segundos de Contador, desempenho suficiente para conquistar a camisola amarela e vencer a edição de 2016 da prova algarvia.
O alemão Tony Martin (Etixx-QuickStep), que partiu de amarelo no corpo, perdeu o contacto com o grupo dos favoritos na primeira das duas subidas ao Malhão, afundando-se na classificação geral. Depois da primeira passagem pela subida louletana, o pelotão principal seguiu a ritmo muito elevado, através de um percurso sinuoso. Este endurecimento foi essencial para que a escalada final provocasse diferenças no pelotão para que Alberto Contador conseguisse o terceiro triunfo no Malhão, depois de já ali ter celebrado em 2010 e em 2014.
Geraint Thomas manteve-se alheio à disputa da etapa, mas venceu a Volta ao Algarve pelo segundo ano consecutivo. O homem da Sky encabeçou um pódio formado ainda por Ion Izagirre (Movistar), que gastou mais 19 segundos, e por Alberto Contador, cujo desempenho nesta etapa o levou ao pódio final. Amaro Antunes foi o melhor português, ao terminar na décima posição, a 1m27s do vencedor.
Classificação na etapa:
1º Alberto Contador (Tinkoff), 4h24m47s
2º Fabio Aru (Astana), a 20s
3º Thibaut Pinot (FDJ), mt
4º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), mt
5º Geraint Thomas (Sky), a 28s
Classificação geral individual:
1º Geraint Thomas (Sky), 18h34m15s
2º Ion Izagirre (Movistar), a 19s
3º Alberto Contador (Tinkoff), a 26s
4º Thibaut Pinot (FDJ), a 32s
5º Primoz Roglic (Lotto NL-Jumbo), a 49s
6º Tony Gallopin (Lotto Soudal), a 50s
7º Ilnur Zakarin (Katusha), a 1m03s
8º Jarlinson Pantano (IAM Cycling), a 1m04s
9º Fabio Aru (Astana), a 1m25s
10º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), a 1m27s