Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Herculano de Carvalho

Helena Pato
Helena Pato
Antifascistas da Resistência

(1943 – 1976)

Morreu com 32 anos este antifascista, que, pelo seu carácter e afabilidade, deixou até hoje muitas saudades em quem privou com ele de perto. Recordar a causa da sua morte é falar do seu último gesto de bondade: parou o carro na autoestrada e, saindo em corrida para tentar socorrer três jovens que tinham tido um acidente, foi colhido por outro automóvel.

Biografia

Herculano Henriques Cordeiro de Carvalho, nasceu na Freguesia de Ortiga, Concelho de Mação a 24 de Agosto de 1943. Faleceu em Lisboa a 10 de Janeiro de 1976, quando regressava de uma reunião do PCP em Sobral de Monte Agraço. Casado com Inês Carvalho, deixou três filhos, todos crianças muito pequenas: Marco António Henriques de Carvalho , nascido em 1967; Álvaro Henriques de Carvalho , nascido em 1970 e André Henriques de Carvalho , nascido em 1975.

Foi professor primário. Cumpriu o serviço militar na Guiné, donde veio evacuado para o Hospital Militar em Maio de 1968.

Activista e antifascista desde jovem

Antifascista desde muito jovem, participou na campanha eleitoral para deputados em 1969, integrado na Comissão de Freguesia da CDE da Amadora.

Fez parte da Comissão Distrital e da Comissão Executiva da CDE de Lisboa, até à sua transformação em partido político (MDP/CDE).

Foi membro da Comissão Nacional do 3º Congresso da Oposição Democrática, realizado em Aveiro em 1973.

Foi sindicalista (Delegados de Propaganda Médica) e cooperativista (foi presidente da Cooperativa VIS da Amadora).

Activista do Movimento Democrático, foi candidato da CDE às eleições de 1973. O regime fascista prendeu-o por duas vezes, uma das quais em 25 de Outubro de 1973. Na PIDE, portou-se sempre de forma exemplar.

Deputado pelo PCP à Assembleia Constituinte

Era membro do PCP (na clandestinidade) desde 1972 e veio a fazer parte da DORL do PCP, a partir 1975.

Eleito deputado comunista à Assembleia Constituinte pelo Círculo de Lisboa, dedicava especial atenção e energia ao movimento popular de base, às Autarquias Locais, cujos interesses defendeu nas suas intervenções na Assembleia Constituinte.

Em todas as jornadas para a libertação dos oprimidos, Herculano de Carvalho, seguirá a nosso lado, presente pelo exemplo da sua vida, pelo calor fraternal e solidário que nos sabia transmitir” Diz-nos pessoa amiga.

Fotografias na PIDE (1973)

Herculano Carvalho intervém no III Congresso Democrático da Oposição, em Aveiro (1973)

Herculano de Carvalho discursa na tomada do Palácio da Independência, Abril de 1974

Junto às instalações da Escola da PIDE, em Sete Rios, com Luísa Amorim e outros antifascistas

Dados biográficos:

  • Dados biográficos recolhidos no jornal “Avante” e pela colaboração da viúva, Inês de Carvalho.

Todas as fotografias incluídas nos comentários foram-nos facultadas pela família de Herculano Carvalho.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -