Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023

HSBC investigado por contratar familiares de governantes asiáticos

HSBC
O banco britânico HSCB está a ser investigado pela Comissão de Títulos e Câmbios dos EUA por práticas ilegais de contratação, com o objectivo de influenciar decisões políticas na Ásia.

A revelação foi feita pelo próprio banco, que adiantou estar a colaborar nas investigações.

De acordo com um comunicado do HSBC, a investigação está relacionada com “contratações de colaboradores pertencentes ou relacionados com elementos do Governo ou empregados de empresas estatais na região da Ásia e do Pacífico”.

Embora contratar familiares ou amigos de um membro do Governo não seja, por si só, uma violação do Acto de Práticas de Corrupção no Estrangeiro, uma contratação com a intenção de recompensar esses elementos por favores prestados pode ser uma irregularidade grave.

 

Banco esteve envolvido em enorme escândalo de fraude fiscal na Suíça

Em Março de 2015, a Comissão enviou cartas a cinco bancos a solicitar detalhes acerca das suas contratações na Ásia. Os bancos abordados foram o Credit Suisse, o Goldman Sachs, o Morgan Stanley, o Citigroup e o UBS.

Mais tarde, em Dezembro de 2015, o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação desvendou que o HSBC promovia, na Suíça, um esquema de fuga ao fisco em larga escala, que terá sido utilizado por traficantes de armas e financiadores de terrorismo.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -