Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Outubro 6, 2024

A importância da filosofia para a inovação e a criatividade empresarial

Paulo Vieira de Castro
Paulo Vieira de Castrohttp://www.paulovieiradecastro.pt
Autor na área do bem-estar nos negócios, práticas educativas e terapêuticas. Diretor do departamento de bem-estar nas organizações do I-ACT - Institute of Applied Consciousness Technologies (USA).

criatividade-inovacao-2

Toda a inovação tem o seu ponto de partida e de chegada nas pessoas. Deste modo, a engenharia aplicada aos seres humanos através de novas ideias enfatiza a importância da filosofia nas organizações.

Em criatividade o processo de escolha de pontos de vista é continuo até chegar à convergência, permitindo atingir a “DERRADEIRA PERGUNTA” . A única que nos fará avançar coerentemente. Até aqui o objectivo foi melhorar a intuição, aumentando a sintonia, a capacidade de síntese , de simbiose, etc.

Agora, é chegado o momento em que necessitamos de um modelo de gestão de novas ideias.

Design Thinking

A filosofia inicia o processo de inovação e criatividade nas instituições. Contudo, tenho consciência que desenhar uma nova ideia sem a “prototipar”, sem a testar como uma experiência, o mais real possível, tende ao desastre. E, aqui a filosofia necessita de ajuda.

Preocupei-me em encontrar um modelo de suporte especialmente substancial. Aí cheguei ao Design Thinking. Este é um precioso processo para a prototipagem, possibilitando tangibilizar, proporcionando o teste de novas ideias.

Lembre-se. Tornar as suas novas ideias visíveis possibilita uma melhor compreensão e desenvolvimento das mesmas, consolidando o processo de inovação e criatividade, dando consistência operacional ao filosofar empresarial.

Prometo que voltarei ao assunto do Design Thinking. Entretanto desejo-lhe boas e melhores perguntas.

Nota do Director

As opiniões expressas nos artigos de Opinião apenas vinculam os respectivos autores.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -