Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Julho 21, 2024

Já sabe o que fazer no Carnaval?

carnaval santarém
Está a chegar uma das alturas mais animadas do ano, o Carnaval. Por todo o país, homens vestidos de mulheres, mulheres vestidas de homens, animais, palhaços, máscaras, pinturas faciais e até o samba invadem as ruas portuguesas. Se ainda não tem ideias onde festejar o Entrudo, não se preocupe. O TORNADO seleccionou alguns dos locais onde esta festa não passará, com certeza, despercebida.

 

A NORTE

Carnaval2015Bma_0119s

Festa e folia em Estarreja
Um dos locais por excelência para assinalar o Carnaval é Estarreja. Desde o dia 31 de Janeiro que a cidade vive em festa e folia, uma animação que vai durar até dia 9 de Fevereiro. No próximo dia 5, pelas 21h30, desfilam as Escolas de Samba, e no Domingo, dia 7, acontece o tradicional Corso, com início pelas 14h30, com desfile de cinco escolas de samba e oito grupos de folia. Na Terça-feira de Carnaval, dia 9, há uma repetição do Corso, também pelas 14h30. Haverá ainda festa pela noite dentro numa tenda colocada no local.
ESTARREJA Praça Francisco Barbosa
Até 9 de Fevereiro

CARNAVAL_16_N

Viana do Castelo junta-se às festividades
Com um único dia de festa, o Carnaval em Viana do Castelo começa às 15h, com um desfile de Carnaval que contará com as participações de vários grupos, escolas e instituições locais. O corso tem início na Alameda João Alves Cerqueira e termina na Praça 1º de Maio.
VIANA DO CASTELO Ruas da Cidade
7 de Fevereiro | 15h

 

Programa

Carnaval dos Caretos
Em Bragança, o Carnaval dura cinco dias. Com início no Sábado, o tradicional “Carnaval dos Caretos” vai contar com a participação de grupos nacionais e espanhóis e percorrerá as ruas da zona histórica. No final, acontece a também habitual “Queima do Diabo”, na Praça Cavaleiro de Ferreira. Já para o último dia de festa, acontece o “Diabo, Morte e Censura”, nas ruas da zona histórica.
BRAGANÇA Vários locais
De 6 a 10 de Fevereiro

 

povoa

Folia na Póvoa
O Carnaval na Póvoa do Varzim começa já dia 5, com o Desfile de Carnaval Infantil que contará com a participação de mais de mil crianças, a partir das 10h, na Praça do Almada. No dia seguinte, entre as 09h30 e as 11h30, o Mercado Municipal enche-se de alegria, música cor e boa disposição, enquanto a tarde será de festa no Pavilhão Municipal com uma Super Aula de Carnaval solidária. Já dia 8, entre as 21h e as 00h, a Avenida dos Banhos e o Passeio Alegre ficará repleto de música para os mascarados.
PÓVOA DE VARZIM Vários locais
De 5 a 8 de Fevereiro

 

chavescartaz2

Carnaval sai à rua em Chaves
É já no Sábado, 6 de Fevereiro, que o tradicional desfile de Carnaval de Chaves sai à rua. A concentração está marcada para as 14h30 no Centro Cultural de Chaves e passará por várias ruas da cidade, terminando na Alameda de São Roque.
CHAVES Ruas da cidade
6 Fevereiro | 14h30

 

carnaval_2015

Desfiles para todos em Arcos de Valdevez
Durante cinco dias, as ruas de Arcos de Valdevez vão transformar-se num espaço de festa e folia. As comemorações arrancam na Sexta-feira, dia 5 de Fevereiro, com o Carnaval da Pequenada, pelas 9h30, enquanto o dia seguinte fica marcado pelo “Pimba no Carnaval” e pela actuação das Rusgas de Arcos de Valdevez Fantasiadas. Domingo é o dia do Carnaval Sénior e na Segunda-feira decorre o Baile de Máscaras pelas 22h. O ponto alto acontece na Terça-feira, a partir das 15h30, com o maior cortejo de Carnaval do Norte de Portugal, com concentração no parque de estacionamento junto ao Pavilhão Desportivo Municipal. Mais tarde, às 18h e às 22h, tem lugar o Baile de Carnaval.
ARCOS DE VALDEVEZ Vários locais
De 5 a 9 de Fevereiro

NO CENTRO

Carnaval Almada 2016

Carnaval em Almada
Na Praça da Liberdade, pelas 14h30 de dia 4 de Fevereiro, as escolas e instituições de infância do concelho desfilam. Dia 7 de Fevereiro, a Praça São João Baptista recebe actividades para toda a família, como oficinas de artes e trabalhos manuais, a partir das 15h. Está também prevista a actuação dos Fogo Fogo, banda influenciada pelo estilo funaná, oriundo de Cabo Verde.
ALMADA Praça da Liberdade/ Praça São João Baptista
4 e 7 de Fevereiro| A partir das 15h

Carnaval Pombal

Pombal: Entrudo para todas as gerações
Dia 5 de Fevereiro, as crianças são o centro das atenções no desfile infantil previsto para começar às 10h, num percurso entre a Biblioteca Municipal e o Jardim Municipal. Dia 8 de Fevereiro, é a vez do Baile Sénior, pelas 14h, no Pavilhão das Actividades Económicas.
POMBAL Ruas da cidade/Pavilhão das Actividades Económicas
5 de Fevereiro|10h e 8 de Fevereiro|14h

 

carnaval santarém

Folia em Santarém
Dia 5 de Fevereiro decorre o cortejo carnavalesco no centro histórico da cidade e em algumas freguesias rurais. Espera-se a participação de mais de 700 crianças das escolas do concelho de Santarém. A animação, a cargo da Companhia Circense Chapitô, inclui andas, malabaristas, manipuladores e clows extravagantes.
SANTARÉM Centro Histórico da Cidade
5 de Fevereiro|9h30

 

CMBATALHA_Carnaval

Folia na Batalha
Dia 7 terá lugar um desfile de Carnaval, com um corso integrado por 17 associações nas modalidades de carros alegóricos e conjuntos, bem como mais de 500 alunos das escolas e rede de ATL do concelho. O desfile vai percorrer as principais ruas da vila, incluindo a Rua Filipa de Lencastre, o Largo 14 de Agosto, e termina com a entrega dos prémios, na tenda coberta.
BATALHA Pavilhão Multiusos da Vila
7 de Fevereiro

 

Carnaval Samora Correia 2

Entrudo em Samora Correia
Os festejos iniciam-se dia 5, às 10h, com o desfile de Carnaval, sendo participantes os alunos das escolas da região, pelas ruas da cidade. Dia 6, pelas 21h30, decorre a coroação dos reis do Carnaval, com encenação de Joaquim Salvador e protagonizada pela Associação Teatral Revisteiros, no Palácio do Infantado. Às 22h30, os recém-coroados “reis” assistem à noite de Carnaval no Pavilhão da ARCAS. Dia 7, o desfile do Corso Carnavalesco inicia-se às 15h pelas ruas da vila, com o convidado Francisco Palha (cavaleiro tauromáquico). Dia 8, nova noite de Carnaval no Pavilhão da ARCAS (22h30) e dia 9, terminam os festejos com repetição do Corso Carnavalesco às 15h e o enterro do Santo Entrudo às 21h30 nas ruas da cidade.
SAMORA CORREIA Palácio do Infantado/Pavilhão da ARCAS/Ruas da cidade
5 a 9 de Fevereiro

 

Carnaval Nazaré

Nazaré em festa carnavalesca
Os festejos na Nazaré começam dia 5, com o desfile de centenas de crianças das escolas e jardins infantis da região, quer de manhã, quer de tarde, pelas ruas nazarenas. As Escolas de Famalicão também participam, da parte da tarde. Dia 6 à noite, decorre o primeiro desfile, com os seguintes grupos: Carro dos Reis, Animados, Taful, Foliões da Nazaré, Surikatas, Perinhas, Bebikalate, 2 Num e Bastionas.
Dia 7, no desfile, além do início estar a cargo do Carro dos Reis, Animados e Taful, participam ainda os Gamelas, Melgas, Tenantas, O Homem do Rádio, Surikatas, Mundo VIP, Sustos, Foliões da Nazaré, Bastilhões, Tá-me Apetecer, Famelga do Xiri, Perinhas, Carro D’Areia/Cabeçudos, Sábitas, 2 Num, 2 Num II, Majorax, Casal Brunos, Maltezas, Bastionas, Bebikalate. Finalmente, na Terça-feira dia 9, lideram Carro dos Reis, Animados e Taful, e seguem-se Melgas, Tenantas, O Homem do Rádio, Surikatas, Sustos, Foliões da Nazaré, Bastilhões, Tá-me Apetecer, Famelga do Xiri, Perinhas, Carro D’Areia/Cabeçudos, Sábitas, 2 Num, 2 Num II, Majorax, Casal Brunos, Bastionas, Trotinetas, Pau na Pêga e Bebikalate.
NAZARÉ Ruas da cidade
5 a 9 de Fevereiro

 

cascais

Folia cascalense
Os festejos carnavalescos em Cascais começam dia 5, às 15h, com a marcha infantil de máscaras da EB1 de Caparide, na Troupe União 1º de Dezembro Caparidense, seguindo-se uma festa hippie às 00h na Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira. Dia 6, decorre no mesmo local o baile com o grupo Sentido Obrigatório às 22h, decorrendo em simultâneo o XXII Concurso Samba no Cancelo. Dia 7, o Corso Carnavalesco vai desfilar a partir das 15h e às 17h é a matiné com o grupo Sentido Obrigatório. Dia 8, o mesmo grupo anima o Baile das Misses e dia 9 desfila o Corso Carnavalesco a partir das 15h, seguindo-se a final do concurso Samba no Cancelo. O grupo Sentido Obrigatório anima a matiné (17h) e o baile (22h). Dia 10, às 20h, decorre o Enterro do Bacalhau.
O Grupo Desportivo do Zambujeiro terá no dia 6 o Baile das Matrafonas e o Concurso Miss Zambujeiro, a partir das 22h. Por sua vez, a Sociedade Musical Sportiva Alvidense inicia os festejos dia 6 com um Baile (22h), seguindo-se outro baile desta vez às 15h de dia 7 e às 22h de dia 8.
O Grupo de Instrução Popular da Amoreira tem previsto para dia 6 um Baile de Carnaval com concurso de máscaras infantis a partir das 22h. Dia 8, haverá novo Baile de Carnaval e concurso de máscara de adultos.
A Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra levará a cabo, dia 6, o Baile do Baú às 22h. Dia 7, desfilará o Corso Carnavalesco às 15h, e duas horas depois decorre uma matiné infantil. Às 18h30 será eleita a máscara infantil, segue-se um concurso de dança, um baile Disney (22h) e uma Dread’s Party às23h30. Dia 8, às 22h, decorre o Baile do Terror, e uma hora e meia depois um espectáculo de variedades medonhas. Dia 9, o Corso Carnavalesco inicia o seu desfile às 15h, seguindo-se a matiné musical às 17h30 e a final do Concurso de Dança às 18h30. Os festejos carnavalescos encerram com o Enterro do Bacalhau às 20h de dia 10.
A Sociedade Recreativa e Musical de Carcavelos proporciona, dia 7, uma tarde infantil de Carnaval, enquanto que a Sociedade Musical de Cascais terá um baile de Carnaval, dia 6, às 21h30. A Associação Vocalizo – Coro da Câmara de Cascais apresenta, dia 7 às 16h, no Centro Cultural de Cascais, um concerto carnavalesco semi-encenado e com figurinos. Já no Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio de Tires, dia 6, decorre o Baile de Carnaval, e dia 7 (16h) é eleita a melhor máscara infantil num concurso. Dia 8 repete-se o Baile de Carnaval às 21h30 e dia 9, às 22h, é eleita a Miss Tires. No Grupo Solidariedade Musical e Desportiva de Talaíde, dia 6 e dia 8, decorrem às 22h Bailes de Carnaval, sendo que dia 8 as festividades incluem concurso de máscaras.
CASCAIS  Vários Locais
6 a 10 de Fevereiro

 

Carnaval Linhaceira

Festejos em Tomar
A localidade da Linhaceira, em Tomar, leva a cabo de 6 a 9 de Fevereiro o “Carnaval mais artesanal de Portugal”, que este ano aposta na temática da sustentabilidade e do improviso para todas as estruturas necessárias às festas, desde os carros alegóricos às máscaras. Destaque para os bailes de Sábado, Domingo, Segunda e Terça-feira, com vários artistas, o Corso Carnavalesco de Domingo, dia 7, a partir das 14h30 e a “porcalhada”, dia 9 às 15h. A “porcalhada” consiste numa espécie de caça ao porco, numa arena de lama e terra preparada para esse fim, onde as pessoas se arriscam a perseguir um porco solto no local com as inevitáveis quedas na lama.
LINHACEIRA, TOMAR  Ruas da vila
6 a 9 de Fevereiro

 

A SUL

Carnaval VRSA (1)

Bailes animam noite em Monte Gordo e Vila Real de Santo António
Vários bailes e um desfile marcam as comemorações do Carnaval a Sul do país. Para os mais novos, os festejos arrancam a 5 de Fevereiro, a partir das 10h, com um desfile das escolas do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo em Vila Real de Santo António. Já a 5, 6 e 8 de Fevereiro, decorrem bailes a partir das 21h30. Haverá ainda uma tenda destinada para bailes em Monte Gordo, nos dias 7 e 8, a partir das 22h, e na Terça-feira, decorre um desfile que assinala o “Enterro do Entrudo”. As actividades terminam com um Baile da Pinhata, pelas 21h30, em Vila Real de Santo António.
VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO Centro Cultural António Aleixo
MONTE GORDO Avenida Marginal
De 5 a 13 de Fevereiro

carnaval em rede 2016

Portalegre junta-se ao Entrudo
Este ano, decorre o V Carnaval em Rede em Portalegre, com a participação da Rede Social do concelho, com início no Rossio da cidade, desfile na Avenida da Liberdade até ao Mercado Municipal de Portalegre, onde decorre um baile convívio.
PORTALEGRE Rossio (Plátano)
5 de Fevereiro|14h

 

Carnaval Crato

Festas no Crato
Os festejos carnavalescos no Crato iniciam-se dia 5, no Salão de Festa, às 22h, com a actuação da banda Oriundos da Noite, seguindo-se, às 23h, Quim Barreiros. Pelas 01h30, ocorre uma demonstração de dança do ventre. A noite termina com a actuação da Orquestra Victor Sérgio & Amigos, às 01h45. Dia 6, no Cratódromo do Rossio, inicia-se o Corso Carnavalesco às 15h com a participação dos Salada de Fruta, a Barca do Chulé, no Bico da Cegonha, Heróis da Roseta, Os Rosetas no País das Maravilhas, Palhaços e Palhacices, Candy Crush, os Troikas e das Tormentas à Esperança. No Salão de Festa, às 21h, actua DJ A Lima, e pelas 22h30 Edna Pimenta sobe ao palco. Em paralelo, decorrem o Grande Concurso de Máscaras e a atribuição de Prémios para Melhor Máscara Individual, de Grupo e a Mais Original. A actuação de DJ A Lima prossegue às 01h20. Dia 7, às 18h no Salão de Festa, actuam Almeno Gonçalves, Joaquim Nicolau, Fernando Ferrão e António Melo na peça humorística “As Mentiras Que Os Homens Contam”.
CRATO Salão de Festas/Cratódromo do Rossio
5 a 7 de Fevereiro

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -