Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Dezembro 5, 2022

Joaquim Rodrigues, Fabio Aru e Alberto Contador pedalam nas estradas algarvias

volta ao algarve

A partir desta Quarta-feira (17 de Fevereiro) vai ser possível ver alguns dos principais ciclistas do mundo a pedalarem nas estradas da região algarvia.

Entre os 192 participantes da edição deste ano da Volta ao Algarve vão estar vencedores de etapas nas competições mais emblemáticas do ciclismo, como as Voltas a França, Itália, Espanha e Mundiais.

Da lista constam corredores que dispensam apresentações, pois são autênticos ídolos para todos os adeptos da modalidade. São os casos de, por exemplo, Joaquim Rodriguez (da Katusha), Fabio Aru (Astana), Alberto Contador e Thibaut Pinot, que são, respectivamente, o 2º, 5º, 7º e 10º classificados do ranking mundial.

Um factor acrescido de interesse é a equipa Sky trazer, na sua comitiva, à região mais a sul do país, os dois últimos vencedores da Volta ao Algarve, o polaco Michal Kwiatkowski (1º em 2014) e o galês Geraint Thomas, que ganhou a prova do ano passado.

Esta Volta ao Algarve arranca na 4ª-feira, com uma etapa de 163,6 kms que vai ligar as cidades de Lagos e Albufeira. Trata-se de um percurso plano, que vai servir para os corredores testarem a sua forma e a dos adversários e, muito provavelmente, para se assistir a um emocionante final decidido ao sprint.

A segunda etapa, a ter lugar na 5ª-feira, já é mais ao jeito dos trepadores, pois vai levar os ciclistas de Lagoa até à Fóia de Monchique, numa tirada, sempre a subir, de 198,6 Kms.

No dia seguinte, os contra-relogistas têm a sua oportunidade em brilhar. Serão apenas 18 os quilómetros a pedalar mas em alta velocidade, na histórica povoação de Sagres.

No Sábado, o ‘circo’ velocipédico desloca-se para o Sotavento algarvio, para a 4ª etapa, que tem um percurso de 194 kms com a partida instalada em S. Brás de Alportel e a chegada em Tavira.

Finalmente, a 5ª e última etapa está reservada para Domingo, num percurso de 169 kms que une Almodôvar ao Malhão (Loulé).

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -