Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Outubro 5, 2024

Jornalista da RTP José Rodrigues dos Santos ironiza com homossexual eleito pelo PS


Zimler e Quintanilha

Alexandre Quintanilha: “É um insulto a um deputado”

Richard Zimler: “Estou chocado

A frase do jornalista José Rodrigues dos Santos: “O deputado mais velho tem 70 anos e foi eleito, ou eleita, pelo PS”, disse José Rodrigues dos Santos para a reportagem sobre as eleições. Alexandre Quintanilha é um homossexual assumido e é casado com o escritor norte-americano radicado no Porto, Richard Zimler.

Em declarações exclusivas ao Tornado, Alexandre Quintanilha afirmou “Considero que é um insulto a um deputado que foi eleito para a Assembleia da República e por isso espero que todos os partidos políticos se pronunciem sobre este episódio. Sei que o Secretário Geral do Partido Socialista já se pronunciou. O pedido de desculpas deverá ser à AR, ao Partido Socialista, aos eleitores que votaram no PS porque confiam em mim e a todos os contribuintes, pois a RTP é pública e por isso depende dos nossos impostos”.

Richard Zimler também reagiu afirmando: “estou chocado por ainda haver descriminação sobre uma questão destas e sobretudo por ter sido manifestada por um jornalista de um canal público”.

Também o PS já reagiu a esta situação, António Costa dirigiu um protesto formal à direcção da RTP pelo “comportamento inaceitável do pivô no telejornal da RTP1”. Em mensagem enviada aos jornalistas, o gabinete do secretário-geral socialista informa ainda que António Costa exige “um pedido de desculpas e uma tomada de posição pública da RTP sobre o assunto”. O cientista foi cabeça de lista pelo círculo eleitoral do PS Porto. O casal homossexual aguardava uma reacção do Partido Socialista para tomar decisões sobre a matéria  para que haja responsabilização por parte da RTP.

A RTP, em comunicado divulgado há momentos afirma que tudo não passou de um lamentável equívoco: “No Telejornal de ontem, por lamentável equívoco, decorrente de um erro não intencional, foi referido que o deputado mais velho eleito para o parlamento era uma mulher. Na verdade, esta associação aconteceu porque na peça fazia-se referência a uma mulher eleita pelo Bloco de Esquerda, uma pensionista de 68 anos. O apresentador, quando lançou a reportagem, acreditou que se tratava da mesma pessoa. Os erros são sempre de evitar mas, como qualquer pessoa que trabalha no jornalismo ou em qualquer outra profissão sabe, por vezes acontecem. De qualquer modo, a reportagem esclareceu de imediato o erro ao mostrar que o deputado de 70 anos era na realidade um homem. O Director de Informação da RTP falou pessoalmente com o visado, a quem apresentou as desculpas pelo facto.”

A ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) divulgou em comunicado que vai abrir um processo contra a RTP por indícios de violação de direitos fundamentais dos cidadãos.

(Notícia actualizada às 16h28)

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -