Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Mujica denuncia “Crises polÍticas são inerentes ao sistema capitalista”

O ex-presidente e actual senador do Uruguai, José Mujica, analisa a actual crise politica e económica pela qual passa o continente e não titubeia em afirmar que se trata de um período do ciclo do sistema capitalista.

Durante o chamado “ciclo progressista” na América Latina, os governos desenvolveram políticas públicas para distribuir renda e diminuir desigualdades.

Estas politicas agora são acusadas de terem sido as “causadoras” da actual crise econômica. Para o senador uruguaio, trata-se de uma acusação oportunista, pois períodos de recessão são inerentes ao capitalismo.

Na sua coluna “Consciência Sul”, Mujica denuncia contradições do capitalismo.

“O decrescimento econômico abre portas às tendências de direita com discursos neoclássicos que vão atribuir às políticas de partilha social uma responsabilidade que no fundo é do sistema, é a essência do sistema, suas contradições cíclicas, mas as forças progressistas ficam como responsáveis pelo episódio. Este vai ser o cenário político, este é o plano de fundo que explica em parte o cenário político na nossa América Latina”

Texto original em português do Brasil
Exclusivo Portal Vermelho/Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -