Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Kodu Kup Portugal quer 25 mil alunos do ensino básico a programar

kodu_kupDesenvolvida em parceria com o Ministério da Educação e Ciência e a Microsoft Portugal, foi lançada uma nova edição da Kodu Kup dirigida aos alunos do 3º e 4º ano das escolas do primeiro ciclo do ensino básico que participam no projecto Introdução à Programação. Esta iniciativa vai impactar cerca de 25.000 alunos a nível nacional, num total de 225 agrupamentos de escolas e mais de 1223 turmas e 578 professores.

A Kodu Kup pretende estimular o interesse e a iniciação dos mais jovens no mundo da programação, bem como promover o desenvolvimento da literacia e competências digitais, a par da colaboração e pensamento inovador. Integrada no programa curricular, a iniciativa prevê uma a duas horas semanais de aulas de programação, no âmbito das quais os alunos serão desafiados a criar jogos e capas diferentes e inovadoras. Para participar, os alunos têm de constituir equipas com um mínimo de quatro elementos do mesmo estabelecimento de ensino e contar com o apoio do professor que coordena o projecto. O prazo termina a 10 de abril de 2016.

A criatividade e o aspecto visual da capa, a complexidade e experiência proporcionada pelo jogo, a par da sua interface visual são alguns dos critérios segundo os quais o júri irá avaliar os trabalhos desenvolvidos. O jogo premiado será aquele que reunir maior pontuação em cada escalão.

“Com esta iniciativa estamos a contribuir para desenvolver as competências digitais dos mais jovens e, desta forma, a prepará-los para as competências de uma sociedade cada vez mais tecnológica. Foi com enorme satisfação que apoiámos esta iniciativa da Direcção-Geral da Educação, e que vemos agora o entusiasmo e o envolvimento dos professores e dos alunos, cumprindo o nosso objectivo de contribuir para valorizar práticas pedagógicas inovadoras que estimulam o conhecimento e criatividade destas crianças. Esperamos que este concurso seja mais um incentivo à programação junto dos mais novos”, declarou Vânia Neto, Directora para a área da Educação na Microsoft Portugal.

Para José Vitor Pedroso, Director-geral da Educação, “temos neste momento envolvidos no projecto mais de metade dos Agrupamentos de Escolas com 1º ciclo, o que revela o entusiasmo e mobilização que a Programação desperta no sistema de ensino português. No final deste ano lectivo, através da monitorização e avaliação que está a ser realizada ao projecto, poderemos conhecer o seu impacto e relevância e, eventualmente, o seu alargamento a um maior número de escolas.”

Para participar na Kodu Kup, as escolas que participam no projecto de Introdução à Programação devem submeter as inscrições dos participantes até 13 de Novembro de 2015 através do formulário disponível em http://1drv.ms/1NvVswg.

Mais informações sobre o regulamento da Kodu Kup Portugal disponíveis em: [email protected].

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -